16.2 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Novo médico já está atendendo na Zona dos Pachecos, em Barão do Triunfo

Profissional chegou ao município pelo programa Médicos Pelo Brasil

As comunidades de Zonas dos Pachecos e arredores, em Barão do Triunfo, já podem contar novamente com o atendimento médico na ESF Alceu Wamosy, situada na referida localidade da zona rural do município. O serviço foi restabelecido desde a segunda-feira (19), com a chegada do novo Médico Clinico Geral – Dr. Ariston Pereira Xavier Filho.

O secretário municipal Danio Salatti Amengual comemorou a conquista, revelando que os gestores municipais empenharam grande esforço para providenciar um novo profissional, desde que o antigo médico, que atendia pelo programa Mais Médicos, havia deixado o posto.

“Iniciamos uma busca junto ao Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e ao Ministério da Saúde através de ofícios e solicitações com a finalidade de cadastrarmos o município no novo programa federal: o Médicos Pelo Brasil. Também providenciamos para que houvesse a inclusão de Barão do Triunfo no primeiro edital dos profissionais a serem chamados a trabalhar. Felizmente nosso esforço foi recompensado”, explicou o secretário.

O prefeito Elomar Kologeski também destacou a importância da chegada do novo médico no município, na medida em que o profissional completa a equipe de saúde e promove o aproveitamento integral da estrutura pública montada na ESF Alceu Wamosy.

“A ESF em Zona dos Pachecos fica bem afastada da sede municipal, por isso é de suma importância que tenhamos lá uma equipe de saúde completa, incluindo o médico para atender as pessoas daquela comunidade e de outras próximas como Água Fria, Cerro dos Cabritos, região do Adão Valter, Gramal e parte da Serra do Herval, pois o acesso à cidade é mais difícil a estas pessoas. Deste modo também desafoga o trabalho dos profissionais da saúde aqui na UBS Central Enfª. Neuza Barragan”, considerou o prefeito.

Kologeski destacou ainda o trabalho dos agentes de saúde que dão o suporte às famílias em todas as localidades do município, nas áreas urbana e rural, visitando as residências, colhendo informações, agendando consultas e exames, entre outras funções. O prefeito afirmou que um processo licitatório já havia sido aberto para a contratação de um médico, caso o município não fosse atendido pelo programa federal.

“Além da ESF Alceu Wamosy, em Zona dos Pachecos, montamos naquela comunidade uma subprefeitura com maquinário e servidores municipais destinados para o local, com vistas a agilizar os atendimentos destas localidades mais afastadas e assim melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo município.

O atendimento médico no ESF Alceu Wamosy é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h neste período de expediente reduzido adotado pela prefeitura municipal.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS