Profissional chegou ao município pelo programa Médicos Pelo Brasil
As comunidades de Zonas dos Pachecos e arredores, em Barão do Triunfo, já podem contar novamente com o atendimento médico na ESF Alceu Wamosy, situada na referida localidade da zona rural do município. O serviço foi restabelecido desde a segunda-feira (19), com a chegada do novo Médico Clinico Geral – Dr. Ariston Pereira Xavier Filho.
O secretário municipal Danio Salatti Amengual comemorou a conquista, revelando que os gestores municipais empenharam grande esforço para providenciar um novo profissional, desde que o antigo médico, que atendia pelo programa Mais Médicos, havia deixado o posto.
“Iniciamos uma busca junto ao Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e ao Ministério da Saúde através de ofícios e solicitações com a finalidade de cadastrarmos o município no novo programa federal: o Médicos Pelo Brasil. Também providenciamos para que houvesse a inclusão de Barão do Triunfo no primeiro edital dos profissionais a serem chamados a trabalhar. Felizmente nosso esforço foi recompensado”, explicou o secretário.
O prefeito Elomar Kologeski também destacou a importância da chegada do novo médico no município, na medida em que o profissional completa a equipe de saúde e promove o aproveitamento integral da estrutura pública montada na ESF Alceu Wamosy.
“A ESF em Zona dos Pachecos fica bem afastada da sede municipal, por isso é de suma importância que tenhamos lá uma equipe de saúde completa, incluindo o médico para atender as pessoas daquela comunidade e de outras próximas como Água Fria, Cerro dos Cabritos, região do Adão Valter, Gramal e parte da Serra do Herval, pois o acesso à cidade é mais difícil a estas pessoas. Deste modo também desafoga o trabalho dos profissionais da saúde aqui na UBS Central Enfª. Neuza Barragan”, considerou o prefeito.
Kologeski destacou ainda o trabalho dos agentes de saúde que dão o suporte às famílias em todas as localidades do município, nas áreas urbana e rural, visitando as residências, colhendo informações, agendando consultas e exames, entre outras funções. O prefeito afirmou que um processo licitatório já havia sido aberto para a contratação de um médico, caso o município não fosse atendido pelo programa federal.
“Além da ESF Alceu Wamosy, em Zona dos Pachecos, montamos naquela comunidade uma subprefeitura com maquinário e servidores municipais destinados para o local, com vistas a agilizar os atendimentos destas localidades mais afastadas e assim melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo município.
O atendimento médico no ESF Alceu Wamosy é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h neste período de expediente reduzido adotado pela prefeitura municipal.