16.3 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Novo prefeito de Sentinela do Sul conclui seu primeiro mês à frente do Executivo Municipal

Paulo Roberto de Souza Coutinho assumiu o cargo em abril, após a renúncia do ex-prefeito José Flávio Raphaelli Trescastro

 

Paulo Roberto de Souza Coutinho (MDB) concluiu, na última semana, seu primeiro mês à frente da Prefeitura de Sentinela do Sul. Ele assumiu o Executivo Municipal em abril, após o ex-gestor José Flávio Raphaelli Trescastro (MDB) renunciar ao cargo.

Recentemente, em conversa com o Portal ClicR, Paulinho, como é conhecido, falou sobre as circunstâncias que levaram à renúncia de Trescastro e abordou temas como segurança e desenvolvimento.

O político relatou que desde que assumiu como vice-prefeito no ano de 2021, ele e Flávio vinham trabalhando em conjunto. Contudo, próximo de cumprirem a metade do mandato, Trescastro mencionou que precisaria se afastar devido a problemas de saúde e aconselhou Paulinho a se preparar para assumir como prefeito municipal.

Paulo Roberto de Souza Coutinho assumiu o cargo em abril

A surpresa, no entanto, veio quando o então prefeito renunciou. Coutinho acreditava que o colega de chapa tiraria alguns períodos de licença saúde, mas retornaria às atividades.

– Eu achei que ele iria pedir uma licença saúde por um tempo. Ele ficou um longo tempo de licença saúde, onde eu assumi, onde eu fiquei algum período como prefeito, até que ele renunciou. A renúncia pra mim foi uma surpresa – disse.

Flávio estava em seu segundo mandato como prefeito de Sentinela do Sul. Ele havia sido eleito em 2016 e reeleito em 2020.

 

Mudanças

Paulinho comentou que neste primeiro mês não achou necessário efetuar mudanças na prefeitura.

– Não mudei nada, continuou do mesmo jeito, porque vinha dando certo, então não precisava ter mudanças […] não mudei secretariado, até porque o meu secretariado tá bom, e como eu e o Flávio trabalhávamos juntos, o secretariado que era dele, é como se fosse meu, e a gente seguiu com o mesmo secretariado e focado no crescimento do município – explicou.

 

Projetos

Um dos projetos em desenvolvimento no município diz respeito à prospecção de arrecadação por meio da entrada de empresas na cidade.

Conforme o gestor, a instalação de empresas beneficia a geração de empregos, assim como apresenta resultados positivos para os cofres públicos, por meio do recolhimento de impostos.

– Todos os municípios da Costa Doce, do Consórcio Centro Sul, caíram na arrecadação devido a baixa de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos combustíveis, então houve uma arrecadação menor. Mas nós não tivemos impacto devido a buscarmos novas empresas para o município, então com isso a gente conseguiu não ter queda na arrecadação – destacou Paulinho.

 

Segurança

Ao falar sobre a segurança no município, o prefeito disse que este é um assunto “pertinente e recorrente”.

Na oportunidade, o administrador municipal relembrou o ataque ocorrido em uma escola de Blumenau, Santa Catarina, no início de abril. Ele mencionou que o caso levou a preocupações em relação à segurança no ambiente escolar e que, diante disso, guardas foram contratados para atuarem nas instituições. A prefeitura também está realizando um processo seletivo para contratar novos vigias para as escolas.

 

Ainda, o prefeito mencionou que na última quarta-feira (17) participou de uma reunião-almoço com o vice-governador Gabriel Souza (MDB), em Camaquã. Paulinho disse que durante o encontro abordou questões como segurança e efetivo para a Brigada Militar.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS