Nvidia RTX 4000 é anunciada e já tem especificações e data de lançamento

O carro- chefe RTX 4090 de última geração da Nvidia pode ter um uso de energia surpreendente, pelo menos de acordo com o último rumor – mas há mais nisso do que aparenta (assim como algumas notícias melhores mais abaixo no RTX 4000 variar).

Tudo isso vem de um vazador de hardware bem estabelecido no Twitter, Kopite7kimi, que delineou alguns supostos detalhes de energia para os chips Lovelace da Nvidia, de AD102 (o carro-chefe) para baixo (como visto por VideoCardz(abre em nova aba)).

A teoria, então, é que a GPU AD102 terá um ‘limite de potência’ de 800W, o que soa seriamente pesado e preocupante (e remonta aos dias anteriores de especulação de que Lovelace será muito exigente em termos de energia).

No entanto, o que devemos ter em mente aqui é que este limite de energia se refere à potência máxima possível para a GPU e, na realidade, o TDP avaliado será consideravelmente menor do que para placas gráficas de linha de base. Voltaremos para discutir mais sobre o que isso significa em um momento.

A melhor notícia é que enquanto o AD102 está lá em cima a 800W, a Nvidia supostamente está caindo muito com a GPU que supostamente é o motor do RTX 4080, com o AD103 sentado em 450W (novamente, essa é a potência máxima possível) . O AD104 é então fixado em 400W e o AD106 em 260W.

Análise: Colocar as coisas em perspectiva em termos de poder
Ok, então antes de ficarmos muito preocupados com a enorme figura de 800W no chip AD102, vamos lembrar que isso é apenas um boato, e vimos várias especulações sobre onde o uso de energia de Lovelace pode acabar. Mas, além disso, isso não significa necessariamente que a RTX 4090 – que supostamente é a primeira placa gráfica que a Nvidia lançará com a próxima geração da família Lovelace – será um monstruoso consumidor de energia.

Como observado acima, 800W refere-se à potência máxima possível para a GPU, e o TDP avaliado será menor do que isso, com apenas placas gráficas de terceiros mais avançadas que aceleram as coisas muito mais rápido com velocidades de clock (e resfriamento robusto) chegando perto de esse teto (também deixando espaço para overclocking também).

O outro ponto chave com o AD102 é que o RTX 4090 terá uma versão reduzida da GPU, com os boatos acreditando que funcionará com 16.384 núcleos CUDA (o máximo para o chip é de 18.432). Haverá outros modelos, provavelmente um RTX 4090 Ti, e podemos até ver um RTX Titan para Lovelace acima disso – e talvez apenas o Titan se esforce para explorar totalmente esse limite máximo de potência.

Quando você permite esses dois fatores, o RTX 4090 provavelmente ficará um pouco mais baixo em termos de uso real de energia, e serão os modelos AD102 cheios de gordura – e as placas de ponta mais rápidas, para esse assunto – que vão aumentar seu consumo para chegar perto dessa marca de 800W (se de fato isso estiver correto em primeiro lugar).

Portanto, não comece a se preocupar com o RTX 4090 na frente de energia ainda – a GPU pode facilmente se alinhar com alguns dos outros rumores recentes que ouvimos, como 600W para o TDP , embora a especulação em torno de 450W O TDP parece mais instável sob essa nova luz (esses TDPs também são afirmações de Kopite7kimi, na verdade, e RedGamingTech no YouTube no último caso).

Outro ponto interessante a ser observado aqui é que a potência máxima cai para 450W para o RTX 4080. Muito recentemente, Kopite7kimi disse que o 4080 poderia se aninhar em torno de 420W para seu TDP , mas esta nova informação oferece uma sugestão provisória de que ele pode ser um pouco menor do que isso (rumores anteriores nos fizeram prever em torno de 400W). E isso seria uma notícia melhor para um número muito maior de jogadores que vão querer comprar um RTX 4080 , em comparação com o RTX 4090 de nicho com seu preço sem dúvida exorbitante.

Para resumir, não vamos nos deixar levar por nenhuma preocupação relacionada a possíveis demandas de energia ainda, embora a possibilidade de atualizações de PSU necessárias – e, de fato, melhores soluções de refrigeração para manter o interior do PC a uma temperatura razoável – claramente continue sendo uma preocupação para aqueles que procuram uma GPU Lovelace de última geração.

 

POLÍCIA

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...

Dupla é detida suspeita de assaltar taxista em Camaquã

Um taxista foi assaltado na manhã de domingo (26) em Camaquã. O crime aconteceu aproximadamente às 11h, no Complexo Esportivo Rui Castro Neto —...

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...