25.1 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, novembro 27, 2024

O Google Analytics está perdendo o controle de milhões de usuários à medida que os reguladores proíbem o serviço

A União Européia tem perseguido o Google por abuso de seu poder de monopólio em mecanismos de busca e aplicativos móveis. Agora, um número crescente de países da união está perseguindo o uso do Google Analytics por violações contra o Regulamento Geral de Proteção de Dados.

A Itália é o terceiro e mais recente país a proibir o serviço que permite aos webmasters rastrear e analisar o tráfego do site. O governo declarou em sua decisão que muitas informações, incluindo endereços IP, são coletadas por meio de cookies e transmitidas para os Estados Unidos e podem ser vistas por terceiros e pelo governo local, violando o GDPR, pois os usuários são' não garantiu o devido processo para reparação. Autoridade de concorrência da Itália citou o provedor doméstico de serviços da Web Caffeina Media, dando à empresa dias para transferir sua conta do Google Analytics.

VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DO DIA Em uma postagem de blog, o concorrente do Google Analytics, Simple Analytics, observa dois outros estados membros tomando medidas semelhantes. Comissão Nacional da França sobre a liberdade de libertação ou CNIL anunciou uma proibição pelo mesmo motivo em fevereiro, enquanto a Áustria&#; A Autoridade de Proteção de Dados derrubou seu bloqueio em janeiro (via noyb).

Google' s recursos e defesas em resposta a essas decisões são geralmente rejeitados. A empresa não seria capaz de demonstrar satisfatoriamente que poderia anonimizar dados de usuários da Europa antes de transmiti-los para os EUA. ; não importa se o Google mantém as chaves.

O Google está configurado para fechar a plataforma Universal Analytics – que se baseava fortemente em rastreadores para coletar informações detalhadas sobre os visitantes do site – a maioria dos clientes do Google Analytics está atualmente em outubro 282. O Google Analytics 4, que facilita o uso de rastreadores, mas ainda parece obter muitos dos mesmos dados com outros métodos, está disponível agora, mas provavelmente ganhou' para ganhar favores da UE O Google também se esforçou para desenvolver novos rastreadores da Web voltados para a privacidade ao longo do últimos anos.

Muitas das justificativas para banir o Google Analytics vêm de algo chamado &#;Schrems II' decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia de 282. Isso invalidou os princípios anteriores em uma estrutura apelidada de Privacy Shield, que protegia as transferências de dados protegidas para os Estados Unidos. Você pode ver o veredicto completo aqui.

39363775

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS