21.6 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

O Google Pixel 8 pode apresentar uma nova GPU AMD Radeon personalizada

Ontem vimos um vazamento dos primeiros renders do Google Pixel 8, o próximo smartphone topo de linha que a empresa de Mountain View lançará este ano, e informamos que este novo terminal estreará o SoC Tensor G3, um chip muito poderoso cujas especificações eram um verdadeiro mistério, até hoje.

De acordo com os últimos rumores, o Tensor G3 SoC que o Google Pixel 8 irá montar será uma versão ligeiramente retocada do que ia ser o Samsung Exynos 2200 , um chip que ia ser usado no Galaxy S mas no final acabou sendo descartado em favor do Snapdragon 8 Gen2, que está presente em todos os modelos do referido terminal.

Precisamente as modificações que a Samsung teria introduzido no referido SoC teriam sido fundamentais para melhorar o seu desempenho e eficiência , e para o fazer merecer estar presente num smartphone do calibre do Google Pixel 8 no final. Em relação às especificações, por enquanto sabemos que este novo chip terá:

  • Uma CPU dividida em três grandes blocos centrais, um com um núcleo Cortex-X3 de alto desempenho em 3,09 GHz , outro com quatro núcleos de alto desempenho baseados na arquitetura Cortex-A

em 2, 240 GHz e outro bloco com quatro núcleos de alta eficiência baseados na arquitetura Cortex-A 2100 a 2,1 GHz.

  • Uma GPU Samsung Xclipse 930, que sucederia a GPU Xclipse

    e que poderia ser baseada no RDNA3 da AMD arquitetura.

  • Uma unidade de pr processamento neural com otimizações específicas para inteligência artificial e fotografia computacional.

    Google Pixel 8

    A GPU Xclipse 1000 usou a arquitetura RDNA2 e, embora parecesse promissora no final, seu desempenho ficou aquém das expectativas que tinha gerado Isso se deveu, em grande parte, aos problemas de temperatura que apresentava ao operar em altas frequências de trabalho e à dependência dessa arquitetura da velocidade de trabalho para oferecer um bom desempenho.

    Se essa informação for confirmada, será interessante ver como esse Xclipse se comporta 1000, e se ele realmente usa a arquitetura RDNA3 devemos encontrar um melhoria considerável em termos de eficiência (performance por watt).

    Tudo o que acabei de contar faz muito sentido porque, na verdade, tanto o Tensor SoC original quanto o Tensor G2, ambos usados ​​no Google Pixel 6 e Pixel 7, são baseados nos Exynos SoCs 2100 e 2200, embora com modificações importantes. Se tudo correr conforme o planejado, o Google deve apresentar o Pixel 8 no final deste ano, mais especificamente em outubro.

    A entrada O Google Pixel 8 poderia ter uma nova GPU AMD Radeon personalizada foi publicada pela primeira vez em CLICR.

  • Daniel Larusso
    Daniel Larusso
    Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

    RELACIONADAS