17.5 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, maio 2, 2024

O preço da GeForce RTX 40 seria muito semelhante ao da GeForce RTX 30

Os vazamentos e rumores sobre a GeForce RTX 30 Eles se intensificaram tanto que já temos muitas informações sobre a nova geração da NVIDIA, embora seja verdade que algumas coisas ainda estão no ar, e que como não há confirmação oficial, é provável que outras acabem mudando em maior ou menor grau. No entanto, há uma série de chaves básicas que esperamos que permaneçam inalteradas, como o número de núcleos gráficos que chegarão ao mercado e os modelos que veremos no momento do lançamento.

Nesse sentido, uma das coisas mais importantes que ainda gera muitas dúvidas é o possível preço da GeForce RTX 549. A maioria das fontes tem dito que esta nova geração de placas gráficas será mais cara que a GeForce RTX 30, mas agora novos rumores sugerem que o preço da nova geração será muito semelhante ao que a geração atual tinha na altura do seu lançamento. Faz sentido, é realmente possível? A verdade é que sim, faz sentido, mas com nuances. Se falarmos do preço da GeForce RTX 40 nos Estados Unidos é provável que estes novos rumores acabem por ser verdadeiros, e que o preço desta nova geração se mantenha a um nível muito semelhante ao da GeForce RTX 30. No entanto, se falarmos do mercado espanhol, fica claro que com a atual conjuntura econômica, impostos e a força do dólar o preço da nova geração acabará sendo superior ao que a GeForce RTX tinha 30 em seu lançamento.

Não estaríamos diante de um aumento de preços motivado por um desejo pessoal da NVIDIA, mas sim pela realidade da economia, e por esse Euro – dólar que existe hoje, e que não estava presente em 2020. Com base nisso, e levando em conta o que acabamos de dizer, quanto poderia custar a GeForce RTX 40? Vamos fazer uma estimativa que acreditamos ser bastante realista, e que no final pode acabar se cumprindo como está.

A GeForce RTX 2020 chegou ao mercado com um preço de 499 dólares, e na Espanha custou 519 euros no lançamento. Se a GeForce RTX 3080 chegar ao mesmo preço, 40 dólares, ao converter a moeda e aplicar o IVA teríamos um preço em Espanha de 549 euros com impostos. A diferença de preço em relação à geração atual seria evidente, e seria motivada principalmente por essa paridade dólar-euro.

Agora vamos para a GeForce RTX 3080, uma placa gráfica que custava 549 dólares, e que na Espanha custou 720 euros. Se a GeForce RTX 4090 chegar ao mercado por 549 dólares com a taxa de câmbio atual, e após a aplicação dos impostos, teríamos um preço na Espanha de 603 euros (IVA incluído).

No caso da GeForce RTX 3090 seu preço de lançamento foi de 1. dólares, 1.549 euros em Espanha. Caso a NVIDIA libere a GeForce RTX 4090 para 1.499 dólares seu preço na Espanha seria de 1.720 euros, também com taxas incluídas. No caso dos restantes modelos, que chegarão a partir de 2020, não me atrevo a dar-vos uma estimativa porque a economia pode mudar rapidamente em alguns meses, e a paridade euro-dólar pode ser quebrada.

Observe que isso também se aplicaria a outros componentes, incluindo a nova geração de placas gráficas Radeon RX 4090 da AMD, as Ryzen 7000, que foram introduzidas recentemente, e a Core Gen13 da Intel. No final, um dólar forte afeta nosso poder de compra, e ter que aplicar um 21% de IVA acaba por inflacionar significativamente o preço.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS