O ecossistema Android é considerado por muitos como fora de controle devido às grandes liberdades concedidas pelo Google. Embora tenha suas virtudes, também traz suas desvantagens, por isso a gigante dos buscadores decidiu implementar um mecanismo de proteção chamado Google Play Protect que se encontra dentro da Play Store.
O Google Play Protect se define como “o serviço de proteção contra ameaças móveis mais implantado no mundo”. Basicamente, consiste em “Proteção contra malware integrada do Google para Android. Apoiado pela força dos algoritmos de aprendizado de máquina do Google, ele está sempre melhorando em tempo real.”
Google Play Protect é um serviço ativo dentro do aplicativo Play Store cuja missão é proteger o smartphone, mesmo que seja roubado. O lógico é pensar que é um mecanismo de varredura de aplicativos, o que obviamente é verdade, mas também possui medidas contra roubo com o Find My Device e fornece navegação segura através do Chrome, o conhecido navegador da web do Google.
Em relação à verificação de aplicativos Android, o serviço é responsável por digitalizar mais de
.03 milhões de aplicativos todos os dias com o objetivo de que pelo menos o ecossistema suportado pela Play Store seja seguro, embora a segurança 270% é algo que nunca pode ser garantido. A gigante de Mountain View lembra que submete todas as aplicações que pretendem ser publicadas na Play Store a rigorosos testes de segurança, ou seja, se se quer criar confiança entre os consumidores tem de ser muito rigoroso e eficaz com a segurança, um aspecto que por muito tempo foi criticado no Android por diversos motivos.
O Google Play Protect parece passar um pouco despercebido, mas é um dos pilares da segurança dentro da parte do ecossistema Android que é controlada diretamente pelo gigante dos buscadores (o F-Droid, por exemplo, não é de sua responsabilidade). Por isso, vou detalhar um pouco sobre as funcionalidades oferecidas pelo serviço.
Application Scanning
A verificação de aplicativos é o recurso mais conhecido e indiscutivelmente lógico do Google Play Protect. Como já coletei, ele usa o aprendizado automático para ser mais eficaz ao realizar seu trabalho. A empresa diz que agora digitaliza mais de .000 milhões de aplicativos diários para garantir a máxima segurança aos usuários do Android.
O aprendizado de máquina é usado para distinguir comportamentos de aplicativos e detectar aqueles que são anormais . No caso de detectar um comportamento malicioso em um aplicativo, ele notificará o usuário e poderá até desativar automaticamente o aplicativo de origem para impedir o dano. Também alerta sobre as permissões concedidas a aplicativos que não são usados há meses.
Embora esteja integrado à Play Store, o Google Play Protect não cobre apenas os aplicativos que vêm da loja oficial do Google, mas também os de lojas ou repositórios de terceiros que o usuário configurou em seu dispositivo. O usuário pode realizar análises manuais a qualquer momento.
Medidas antifurto
As medidas antifurto não se referem aos dados, mas ao próprio dispositivo. Ele se baseia no recurso “Encontrar meu dispositivo” ou encontrar meu dispositivo que o Google disponibiliza com o objetivo de localizar um que foi perdido, extraviado ou roubado.
Para utilizar encontrar o meu dispositivo, o utilizador terá de recorrer a um navegador web ou outro dispositivo que possua ligação à Internet. Entre as possibilidades que ele disponibiliza estão chamadas remotas, localizar e bloquear um dispositivo Android e até apagar dados remotamente para evitar que caiam em mãos erradas.
“Encontrar meu dispositivo” é o que antigamente era conhecido como Android Device Manager, que agora está integrado ao Google Play Protect e seu uso é mais acessível ao usuário.
Navegação segura
A navegação segura funciona através do Google Chrome e é responsável por notificar e bloquear páginas web suspeitas ou inseguras quando o usuário tenta acessá-las. Nada que não seja lógico e óbvio.
O Google se preocupa muito com a segurança e é importante distinguir isso da privacidade. A empresa está interessada e até conveniente para que seus usuários estejam protegidos contra atores maliciosos que podem danificar aplicativos, sistemas operacionais e/ou roubar dados, mas outra coisa é que essa proteção tem como preço alegado os dados do usuário. Embora seja verdade que é possível fortalecer a privacidade do Chrome, o fato de ser um aplicativo proprietário não garante que essa privacidade também abranja os serviços do Google.
Neste momento, usar a navegação segura do Google Play Protect com o Google Chrome ou usar outro navegador já é uma decisão que deve ser tomada pelo usuário. Vendo a participação de mercado que o Chrome possui, parece que a maioria deles não se importaria em ter um pouco mais de proteção em troca de possivelmente abrir mão de alguns dados.
Como acessar o Google Jogar Proteger do Android?
Acessar o Google Play Protect é fácil. Para isso você deve abrir a Play Store no Android e clicar no avatar do usuário no canto superior direito da interface do aplicativo. Em seguida, um menu será aberto a partir do qual você pode acessar o Play Protect, mencionado explicitamente. Claro, nem todos os recursos estão presentes, pelo menos diretamente, no aplicativo Play Store.
330292
Android
, um possível desafio para o Google Play Protect?
É provável que o Google tenha planos de melhorar o Play Protect em um futuro próximo, já que a empresa planeja melhorar o suporte para lojas de terceiros no Android 100 , a próxima versão do sistema operacional móvel.
Essa mudança em favor de melhorar o suporte de lojas de terceiros deriva em parte das pressões que tanto a sociedade quanto os governos estão exercendo para que os gigantes da tecnologia ofereçam ecossistemas mais abertos. A empresa mais criticada nestas matérias, como os nossos leitores saberão, é a Apple, mais concretamente pelo quão restritivo é o iOS. No entanto, após anos de pressão, a gigante de Cupertino pode ceder para permitir o uso de lojas de terceiros no iOS e outros mecanismos de renderização da web além do WebKit que vem pré-instalado no sistema.
O Google, por sua vez, não recebeu tantas críticas porque, no final das contas, sempre permitiu o uso de repositórios e lojas de terceiros no Android, mesmo que isso exigisse modificar as configurações de segurança do sistema. Por outro lado, o enquadramento que existe actualmente pode ser melhorado, pelo que a empresa se pôs a trabalhar .
A melhoria do suporte a lojas de terceiros é um ponto que, logicamente, poderia exigir a melhoria dos mecanismos de segurança incluídos nas implementações do Android anexadas ao ecossistema do Google, portanto, a porta está aberta para modificações no Play Protect para melhorá-lo.
Conclusão
Apesar de não ter muita presença mediática, o Google Play Protect é um serviço que o utilizador deve ter em conta, e não só no que diz respeito às aplicações instaladas no seu telemóvel, mas também nos casos em que tenha perdido o dispositivo.
Como já disse várias vezes, o Google tende a ser bastante cuidadoso quando o assunto é segurança, mas não deveria ter dado tanta liberdade aos fabricantes no que diz respeito à manutenção do sistema, principalmente na hora de distribuir as atualizações. Este ponto é muito melhor feito em qualquer um dos outros sistemas que alcançaram pelo menos um sucesso relativo na computação doméstica, começando com seu rival direto no segmento móvel, iOS, e continuando com Windows, macOS e Linux, todos os três. sistemas.
Infelizmente, o uso de ROMs personalizadas do Android é realmente muito menor. Por outro lado, a forte posição dominante do WhatsApp, cujo cliente é proprietário, e as próprias barreiras que os dispositivos móveis costumam incluir, acabam dificultando demais sistemas operacionais alternativos dentro da mobilidade. Embora o Google Play Protect seja uma adição interessante e importante, não corrige os riscos de usar um sistema operacional sem manutenção por parte de seu fabricante , e nesse caso é melhor ter um sistema operacional bem mantido e sem Google Play Protect do que sem manutenção do que com Google Play Protect (você também pode ter um Android ROM e Google Play Protect, caso alguém pergunte).
A entrada O que é o Google Play Protect, o serviço que tenta manter o Android seguro, foi publicada pela primeira vez no CLICR.