16.6 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

O que fazer se o cachorro ficar com um osso preso na garganta?

Os primeiros socorros podem ser dados em casa, porém, o acompanhamento veterinário também será importante

Os cães são fiéis companheiros de seus donos e os acompanham em todos os momentos, inclusive durante as refeições. Então, é provável que você já tenha lidado com o peludo te olhando fixamente e analisando se algum alimento pode cair do seu prato.

A situação realmente acontece, ainda mais em distrações, e não existem grandes problemas quando são pedaços pequenos ou migalhas.

E se ele roubar um osso? O engasgo, seja com ossos, seja com objetos, é perigoso para o pet, e considerado uma emergência veterinária.

Quando o cão fica com algo preso na garganta, você deve levá-lo imediatamente ao veterinário, porém, é possível dar os primeiros socorros para ajudá-lo a respirar melhor.

 

Porque não dar ossos para os cães

Muitas pessoas já ouviram a recomendação de não oferecerem ossos de galinha para seus animais de estimação, porque estes são pequenos, ou até mesmo osso de gado por serem grandes. No entanto, não é indicado dar qualquer tipo de osso para os cães.

O motivo é bastante simples: mesmo que seja um osso grande, o cão irá morder e reduzir a pedaços menores, que podem ficar presos em sua garganta ou ser aspirados, parando nos pulmões.

 

O que fazer caso seu cão esteja engasgado

Como o engasgo é perigoso, veja o que fazer em casos de cachorro com um osso preso na garganta.

 

Atente-se aos sinais

Os peludos dão alguns sinais quando estão engasgados. Você irá notar o cão tossir constantemente, levar a pata à boca e apresentar dificuldade para respirar, vômito, baba, choramingo ou gengiva azul ou esbranquiçada.

Ao notar qualquer um dos sinais acima, se prepare para socorrer seu cão, principalmente se o viu pegar um osso.

 

Ligue para o veterinário

Converse com o veterinário de sua confiança para dar os primeiros socorros ao animal. Por mais que sejam técnicas simples, você pode sentir dificuldades ou certa insegurança.

Além disso, o profissional também fará outras perguntas, como quais sinais de engasgo você percebeu, e dará dicas de como iniciar o socorro ao pet.

 

Abra a boca do cão

Abra a boca do cachorro e veja se consegue ver algo preso na garganta. Se possível, conte com a ajuda de outra pessoa da casa, para manter a boca do animal aberta. Use a lanterna do celular para tentar enxergar onde o osso está preso, se está fácil de remover ou se não é possível enxergá-lo.

Caso o osso esteja visível, é possível tentar retirá-lo com uma pinça. Só faça isso se houver facilidade para puxar o pedaço, pois, há o risco de machucar o cão ou empurrar mais o osso na garganta.

 

Erga as patas traseiras

Para ajudá-lo a expelir o osso, a dica é virar cães pequenos de ponta cabeça. Segure-os pelas patas traseiras, para que a gravidade ajude no desengasgo. No caso dos animais de grande porte, erga as patas traseiras, mas mantenha-os com as dianteiras no chão.

Observe se o pet consegue tossir o osso. Deixe ele voltar para a posição normal e analise sua boca novamente.

 

Faça a Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich, utilizada nos humanos, também é aplicada nos casos de cães engasgados. É importante que você saiba como fazê-la corretamente e a técnica deve ser utilizada em casos nos quais o cão está com bastante dificuldade para respirar.

Segure o cão com as costas dele apoiadas em seu peito, abrace-o, com suas mãos logo abaixo das costelas. Pressione para cima, para tentar empurrar o osso preso na garganta.

 

Leve o cão ao veterinário

Por mais que obtenha sucesso ao ajudar o cão a expelir o osso, você deve levá-lo ao veterinário. A situação aconteceu de dia? Vá até o profissional de sua confiança. Caso seja a noite, procure por atendimento 24h.

Como o osso pode machucar a garganta, o melhor é consultar o veterinário, para verificar se está tudo bem com seu companheiro de quatro patas após este susto.

 

Caso em Cerro Grande do Sul

Pois bem, são situações que podem ocorrer como foi o caso do morador de Cerro Grande do Sul, que antes do feriado de carnaval Gildomar percebeu sua cadelinha muitas vezes levando a pata a boca, e constatou que havia um osso trancado na boca do animal, tentou tirar com uma pinça mais não obteve sucesso, e o jeito foi procurar um veterinário, para sedar o animal e assim tirar o osso que se encaixou no fundo do céu da boca, segundo a veterinária isso ocorreu após o animal roer as beiradas do osso e tentou engolir. Após a retirada do osso o animal de raça linguicinha já esta melhor e se alimentando bem, importante ficar atento aos sinais.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS