Coordenada pela delegada Vívian Sander a Polícia Civil da DP de Camaquã deflagrou na manhã desta quinta-feira (24), uma operação batizada de SEVARE VETUS (SALVE O VELHO, na tradução literal).
A ação policial teve o objetivo de apurar os crimes de estelionato, maus tratos, apropriação indébita, entre outras transgressões, contra pessoas idosas, cometidos por proprietários de duas instituições de longa permanência de idosos, localizadas, nos bairros Centro e São José, na cidade de Camaquã.
Durante as diligências foram cumpridos três mandados de buscas e apreensão quando foram constatadas diversas irregularidades, incluindo ambientes insalubres, alimentação escassa, poucos produtos de limpeza e de higiene, falta de funcionários para atender adequadamente os idosos, além de medicamentos guardados de forma inadequada. Em uma das Instituições, havia cerca de 30 idosos cuidados por apenas quatro funcionários.
De acordo com o registro policial o local estava com cheiro ruim, idosos reclamando do atendimento e expostos a um ambiente super lotado, insalubre e precário.
Na outra instituição de longa permanência, havia 18 idosos cuidados por 4 funcionários. Nesta segunda casa, segundo a ocorrência, o ambiente era menos insalubre, porém ainda com muitos pontos a serem investigados, inclusive com idosos dormindo em quartos localizados na área externa da casa e sem portas, além de idosos com ferimentos expostos e alimentação precária.
Em nenhuma das casas a proprietária estava presente e não atendeu as ligações para comparecer nos locais.