A Polícia Civil através da Decrab Camaquã deflagrou na manhã desta terça-feira, 01 de dezembro, a “Operação Santa Rita”, coordenada pelo Delegado Peterson da Silva Benitez, tendo como objetivo combater os crimes de furtos abigeato que estão sendo praticados em Arambaré, bem como nos municípios de Tapes e Camaquã.

As investigações por parte da Decrab Camaquã tiveram início no mês de outubro, quando duas propriedades rurais relataram, através do registro de ocorrência, terem sido vítimas de furto abigeato. Agentes da Decrab Camaquã compareceram no local e constataram que em uma propriedade foi carneado um touro com cerca de 550kg, o animal foi abatido e carneado a campo. Na propriedade vizinha foram carneadas 3 ovelhas, onde os criminosos agiram da mesma forma. Ambas as propriedades ficam na localidade de Santa Rita do Sul, que acabou dando nome a operação.

Informações preliminares apontam a ação de um grupo de abigeatários da cidade de Arambaré, os quais estariam praticando o abate e posteriormente vendendo a carne a terceiros, sendo representado ao Poder Judiciário pela expedição de Mandado de Busca e Apreensão na residência dos investigados, no intuito de coletar elementos que comprovem as denúncias recebidas.

Na residência de um dos investigados foi localizado um revolver calibre .32 sem numeração aparente, municiado com 6 cartuchos intactos, mais 7 cartuchos calibre .32 e 1 cartucho calibre 7,65mm, sendo o mesmo encaminhado para Camaquã, onde foi Autuado em Flagrante por Posse irregular de Arma de Fogo.
Os demais investigados foram conduzidos até a Decrab Camaquã para prestarem depoimentos com referência ao Inquérito Policial.

Participaram da Operação um Delegado de Polícia, 18 agentes das delegacias Decrab Camaquã, DP Camaquã, DPPA Camaquã, DP Dom Feliciano, DP Tapes e DP Cerro Grande do Sul, num total de 6 viaturas.