Na tarde deste sábado (25/05), a Prefeitura Municipal de Arambaré publicou em sua rede social uma importante entrevista com Ayrton Souza, Diretor de Meio Ambiente e Agricultura feita pelo jornalista Igor.
Igor: “Estamos aqui com Ayrton Souza, Diretor de Meio Ambiente e Agricultura, que tem uma orientação importante para nossa comunidade sobre as podas de árvores durante esse período de enchentes.”
Ayrton Souza: “Estamos muito preocupados com as enchentes que estão ocorrendo e, ao mesmo tempo, estamos no período de podas de árvores, que normalmente acontece entre maio e agosto. Com as enchentes, estamos enfrentando dificuldades em recolher os resíduos das podas. Portanto, pedimos à população que adie as podas por enquanto. Evitem fazer podas neste momento, pois nossas equipes estão focadas em atender emergências causadas pelas enchentes.
Além disso, lembramos que é necessário fazer um protocolo na prefeitura antes de realizar qualquer poda, seja de árvores nativas ou exóticas. As árvores nativas precisam de licenciamento. Em caso de dúvidas, aconselhamos que a pessoa vá à prefeitura e faça o protocolo. A prefeitura está funcionando emergencialmente na Secretaria da Educação devido à interrupção da ponte, mas os serviços estão operando normalmente.”
Igor: “Seu Ayrton, Arambaré é uma cidade turística, mas estamos vendo um tipo de turismo incomum aqui, o ‘turismo de crise’, onde as pessoas vão à beira da praia tirar fotos e fazer vídeos. Qual a recomendação da Secretaria para essa situação?”
Ayrton Souza: “Isso é muito perigoso. As árvores na beira da praia estão instáveis devido às raízes que foram lavadas pela força da água. Pedimos que as pessoas evitem transitar por essas áreas. Deixem as fotografias e filmagens para especialistas. Muitos não percebem o perigo, mas as árvores podem cair a qualquer momento, e bueiros destampados podem causar acidentes graves. É melhor evitar essas áreas por segurança.”