17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Padre André aos 91 anos recebe título de Cidadão Honorário de Sertão Santana

A Câmara dos Vereadores da cidade de Sertão Santana esteve neste sábado dia 02 de dezembro, conferindo o título de Cidadão Honorário ao Pe. André  Rybarczyk, presbítero da Arquidiocese de  Porto Alegre.

A homenagem do projeto do decreto legislativo número 15, é de autoria do vereador Lucas José Naibert, neste dia fazendo a leitura esteve o presidente da Câmara Ari Budelon Barbosa, fazendo parte da mesa, o prefeito Municipal Irio Miguel Stein, o próprio autor do projeto Lucas José Naibert Gelisnski, Padre André juntamente com Padre Adilson Fonseca, onde a comunidade e familiares estiveram prestigiando o ato de homenagem.

Prefeito Irio Miguel Stein

“É uma grande honra pra nós, ter aqui além da comunidade presente a presença do Padre Adilson, o nosso padre aqui de nossa Igreja Padre Cláudio, e dizer do significado dessa reunião solene, onde além de padre e amigo de longas datas nosso grande companheiro (Padre André), ter tido a honra de conhece-lo no primeiro ano que vim para cá, isso a 36 anos e até hoje me parece que é o mesmo sorriso, a expressão de titulo Honorifico não se dá para um cidadão de bem, mas sim além de um cidadão de bem e um cidadão diferenciado, e esse além de ser Padre transmissor da palavra de Deus em nossa comunidade nestes anos todos, foi nosso grande amigo e companheiro em todas as horas….” falou prefeito Irio.

 

Lucas José Naibert Gelisnski

“É uma alegria enorme ver a comunidade católica, a comunidade cristã em geral de outras congregações, colegas vereadores, prefeito neste dia tão importante para homenagear essa pessoa que cruzou gerações, nosso amigo padre André que esteve atuando nesta comunidade por mais de meia década atuando como religioso, e que sua família teve uma importância aqui, família de comerciantes que ajudou a fundar esse município, André foi um Padre professor nas instituições religiosas e mais tarde veio trabalhar aqui em Sertão Santana. O Padre André que veio trabalhar aqui boa parte do século XX e outro espaço do século XXI era uma época que não existia psicólogos, e André foi além de Padre, Psicólogo das famílias e das pessoas, numa época em que nem energia elétrica existia, este foi seu papel de cuidar da mente e da alma das pessoas….” explicou Lucas.

Lucas explicou ainda que este título não é religioso e sim um título cívico destacando que sua influencia foi além da Igreja Católica, pra toda comunidade sertanese e região.

Padre André

Em suas palavras Padre André destacou que gostou muito de ter trabalho em Sertão Santana bem como ter visitado inúmeras casas, em seus 51 anos de sacerdócio no município, apesar de estar em Gravataí destacou que sempre levará o carinho desta comunidade em seu coração.

“Quero agradecer a todos desde minha chegada, sempre aquela união como irmãos, procurando o bem de todos, o bem de cada um, que Deus os abençoe sempre, que possam realizar seus objetivos e crescer, ajudando aos outros a crescerem também, muito obrigado por hoje eu poder chegar aqui, nasci aqui, me criei aqui e agora como padre no fim da gestão, tive essa alegria de estar aqui com vocês e pedir a Deus todas a bençãos para essas atividades que se terão daqui para frente…” agradeceu Padre André.

Padre Adilson Fonseca

“Nestes meus 20 anos de padre tive a alegria de conviver um pouco com o Padre André, quero parabenizar essa Casa e agradecer por esse gesto de carinho com esse nosso irmão Padre André, quero saldar o nosso Pároco Padre Cláudio, ao Diácono Márcio Rybarzczyk que é sobrinho do padre André e meu afilhado, agradecer ao vereador Lucas, ao Presidente da Casa Ari Budelon e o nosso prefeito Irio Miguel Stein…”

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A LIVE TRANSMITIDA PELA CÂMARA DE VEREDORES DE SERTÃO SANTANA 

 

Resumo da história de Padre André

Nascido a 16 de outubro de 1932, em Sertão Santana  (na época a localidade pertencia à cidade de Guaíba). É o quarto filho de Ladislau Rybarczyck e Julia Mielczarski, ambos comerciantes. Estudou no Colégio Rosário, em Porto Alegre, e Seminário São José em Gravataí.  Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão. Foi ordenado presbítero por Dom Vicente Cardeal Scherer e teve como padrinho o Pe.  Estevão Reszka.

Foi professor no Seminário São José, onde exerceu as funções de reitor e ecônomo. Em 1969, em virtude da enfermidade do Pe. João Jarosz, então pároco da Paróquia Santa Ana, Pe.  André começou a atender pastoralmente a paróquia como Vigário Cooperador. No dia 30 de setembro de 1982, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Ana, atuando somente nos finais de semana (durante a semana atendia o Seminário São José), sendo auxiliado pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 1986 assumiu o cargo de Reitor do mesmo seminário. Durante 19 anos assumiu esta dupla missão. Em 05 de dezembro de 1988 foi designado finalmente pároco residente da Paróquia Santa Ana, em Sertão Santana, permanecendo nesta função até o ano de 2020. Passou a residir no Lar Sacerdotal desde o dia 21 de março de 2021. Deste lugar, reza por seus conterrâneos Sertanenses, gesto reconhecido por visitas periódicas de seus familiares.

A Arquidiocese de Porto Alegre reconhece seus méritos e o parabeniza por esta tão valiosa distinção. O Vigário Episcopal de Guaíba, Pe. Adílson Corrêa da Fonseca, representará a Arquidiocese de Porto Alegre e o Arcebispo Dom Jaime Spengler nesta ocasião.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS