No dia 03 de julho Padre André Rybarczyk completou 60 anos de vida sacerdotal se ordenou em 03 de julho de 1960 com 27 anos, nasceu em 16 de outubro de 1932, em outubro deste ano completará seus 88 anos.

E no dia 05 de julho foi transmitido na Página do Facebook “Paróquia Santa Ana” a última missa presidida pelo Padre André como pároco de Sertão Santana e a recepção do Padre Cláudio Fernando Woiczkowski.

Comunidade agradece o carinho e dedicação do Padre André e recepção do Padre Cláudio noite do dia 05 de julho de 2020

O Regional esteve conversando com Padre André, um dos párocos que mais atuou em uma comunidade na região, na Paróquia de Sertão Santana atuou por 51 anos dois meses e vinte e três dias.

“Eu já atingi uma certa idade então o Bispo, coloca outro padre como pároco, depois de uma certa idade a gente não tem mais aquela agilidade na reflexão, então o padre fica atuando até uma certa idade depois digamos que o padre se aposenta, vou ficar mais livres para minhas atividades e outras ações, não se deixa tudo, continuarei padre, podendo celebrar missas mas não terei a responsabilidade de coordenar e administrar toda a vida paroquial, pois para isso precisaria de mais agilidade e o organismo e o desenvolvimento não acompanha mais, e por isso ha sempre uma troca” explicou Padre André.

Explicou ainda que tem uma casa especial em Gravataí chamado lar sacerdotal  que acolhe os Padres quando não tem para onde ir, contudo André tem em Sertão Santana seu lar, destacando que seu familiares moram no município.

 

Com muito carinho Padre André relembrou um pouco de sua história:   

Logo que André se ordenou em 1961, assumiu a comunidade de Minas do Butiá, trabalhou na cidade durante um ano, e para sua surpresa o Bispo Dom Vicente Scherer o chamou e o comunicou que a partir de 1962 deveria lecionar no Seminário de Gravataí, local de regime completamente fechado, onde alunos permaneciam de março a dezembro.

Após uma conversa com o Bispo André ganhou os finais de semana para trabalhar nas paróquias, lembra que permaneceu no Seminário por 29 anos, já em 1989 esse regime de internato foi cortado no Seminário, pois a maioria dos municípios já tinha ginásios.

É importante destacar que nestes 29 anos, André atendeu inúmeras paróquias nos finais de semana, e a volta para Sertão Santana se deu da seguinte maneira:

“Sertão Santana foi fundado como paróquia no ano de 1961, neste tempo eu estava em Minas do Butiá, e primeiro pároco foi o Padre João, de origem polonesa, trabalhando no município até 1969, naquela época tinha Festa do Pirapó, realizada no primeiro Domingo de Março, como o Padre João estava muito doente vindo a falecer mais tarde, falei com o diretor do seminário e ele me autorizou “pode ir”, e eu vim celebrar, e o Bispo pediu para mim vir de vez enquanto para cá, ao menos duas vezes por mês, pois não tinha pároco para enviar” explicou André.

A partir de então o Padre André veio e começou a rezar as missas todos finais de semana, iniciando este trabalho semanal oficialmente dia 17 de abril de 1969 atendendo somente aos finais de semana até 1988 e já no ano de 1989 o Pe. André veio definitivo para comunidade sertanense, foram vinte anos de idas e vindas, pois em Gravataí Pe. André Rybarczyk era professor e administrador do Colégio.

A diretoria pediu a Dom Vicente em uma visita Pastoral, que mandasse um Pároco a comunidade, a resposta foi negativa, então a diretoria sugeriu irmãs, e o pedido foi aprovado, em abril de 1970 chegou a paróquia a Irmã Hilária conhecida por muitos fiéis ficou praticamente até o final de sua vida, irmã Ivoni que saiu da paróquia anos depois.

Padre André junto com Padre Cláudio

Pandemia

André explicou que a igreja esta seguindo as orientações do Bispo, não realizando encontros com grandes aglomerações de pessoas, somente o que determina as restrições, também sendo transmitida as missas por lives para que se alcance o maior número de pessoas.

Ao questioná-lo sobre inúmeros comentários que dizem que essa pandemia estaria na bíblia, André foi taxativo em dizer que não, nada sobre a pandemia estaria escrito ou dado a entender na Bíblia.

Domingo dia 02 de agosto tomou posse o novo  Pároco de Sertão Santana

No domingo dia 02 de agosto por volta das 10h da manhã, dia que seria a tradicional festa de Santa Ana,  o Bispo Dom Adílson ,esteve em Sertão Santana para fazer a cerimonia de posse do Padre Cláudio.

Abaixo vídeo da última missa do padre André como como Pároco de Sertão Santana