15 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, maio 17, 2024

Paleontólogos anunciam descoberta de pequeno dinossauro blindado na Argentina

Nesta quinta-feira (11), paleontólogos anunciaram a descoberta de um pequeno dinossauro blindado até então desconhecido no sul da Argentina. A criatura provavelmente andava ereta sobre as patas traseiras vagando por uma paisagem até então úmida, há cerca de 100 milhões de anos.

De acordo com os paleontólogos, o dinossauro do período Cretáceo, chamado Jakapil kaniukura, era protegido pelas fileiras de armaduras ósseas em forma de disco ao longo de seu pescoço, costas e cauda. Ele media cerca de 1,5 metros de comprimento e pesava de 4 a 7 kg, semelhante ao peso de um gato doméstico.

Seus restos fossilizados foram desenterrados na última década perto de uma represa na Patagônia, na zona paleontológica de La Buitrera, na província de Rio Negro. Os cientistas descreveram Jakapil em um estudo publicado na revista Scientific Reports.

Os cientistas disseram que Jakapil marca a primeira descoberta de um dinossauro blindado do Cretáceo na América do Sul. Faz parte do grupo de dinossauros thyreophora (tireóforo) que inclui Stegosaurus, conhecido por suas placas traseiras ósseas e cauda pontiaguda, e Ankylosaurus (anquilossauro), semelhante a um tanque, coberto de armadura e empunhando uma cauda que remete a um bastão.

O paleontólogo Sebastián Apesteguía e seus colegas encontraram um esqueleto parcial de Jakapil junto com 15 fragmentos de dentes com formato de folha, semelhante aos dentes de iguana.

Jakapil se assemelha a uma forma primitiva de thyreophora que viveu muito antes. Apesteguía disse que nunca antes um tireóforo foi desenterrado em qualquer lugar do hemisfério sul.

*Com informações de Reuters

PUBLICIDADE

RELACIONADAS