17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Mariana Pimentel completa 115 anos

Neste dia 02 de abril, a paróquia Nossa Senhora do Rosário no município de Mariana Pimentel, celebrou o aniversário de 115 anos de fundação.

A fim de buscar um pouco a história da Paróquia o Portal ClicR, esteve conversando com o Padre Daniel José Alves da Silva que nos apresenta um resumo e fotos da planta da Igreja.

Há mais de cento e quinze anos, os primeiros desbravadores e colonizadores desta localidade, denominada Cerro Negro mais tarde Mariana Pimentel, juntamente com o espírito de desenvolvimento econômico trouxeram o espírito de fé, num primeiro momento nota-se a presença dos colonizadores Espanhóis e Franceses que animava e lançaram o primeiro marco cristão: a construção de uma pequena Igreja, mais tarde uma presença católica advinda da colonização Polonesa e Italiana, estes receberam assistência religiosa desde sua chegada. Tal presença juntamente com o crescimento da população levou que esta Colônia, fosse elevada à categoria de Curato no dia 12 de janeiro de 1897 com o título de Santa Rita.

A primeira igreja apresentava irregularidades em sua estrutura, anos depois seria construída a Igreja atual no mesmo local

 

Curato / curado / cuidador

Curato significa que na época tinha um Padre que vinha para Mariana Pimentel aos finais de semana (Sábado e Domingo) “cuidando”, importante se remeter a esse tempo, para ter noção da logística de viagem do Padre, ele vinha de Porto Alegre até onde hoje é Barra do Ribeiro de barco e de lá vinha para região de Marina Pimentel de jumento, isso mesmo, pois era os meios de locomoção da época, outro fato muito importante citado pelo padre Daniel é que existiu mais de 20 padres antes do momento de virar “Paróquia”

Padre Reska em sua charrete

 

Substituição de Santa Rita por Nossa Senhora do Rosário

Depois de um tempo os Poloneses pedem a troca para (Matka Boska Rosankowa) Nossa Senhora do Rosário, porque eles trazem a devoção do Rosário com eles, não se tem uma exatidão da data exata desta troca. Fato é que quando elava a Paróquia já era Nossa Senhora do Rosário.

Sendo elevada a Paróquia em 2 de abril de 1908 por Dom Claúdio José Gonçalves Ponce de Leão, a partir de então os padres começaram a morar na Paróquia, nestes anos foi pastoreada pelos seguintes párocos:

– 12/04/1908 – Padre Antônio Rimer

– 25/03/1911 – Padre Fermino Rodrigues Salgado

– 10/01/1912 – Padre Antônio Peres

– 01/01/ 1913 – Padre Alfredo Gonçalves de Moura

– 22/06/1914 – Padre Guala Maria Stys

– 10/10/1916 – Padre Estanislau Scherer

– 21/01/1917 – Padre Estevão Stawianowski

– 15/05/1918 – Padre Estanislau Scherer

-08/01/1922 – Padre Alexandre Studzinski

-23/02/1930 – Padre Estevão Reska, sacerdote dedicado e zeloso que mesmo com sua saúde frágil se consumiu pela comunidade, e auxiliou na formação religiosa deste povo, bem como na edificação da maioria das Igrejas de Mariana Pimentel e Sertão Santana.

Padre Estevão Reska

-01/1989 – Padre Renato Krause, responsável pela aplicação do Concilio Vaticano II, dedicando-se na formação de catequistas, formação musical, Cursilho e fundação de vários grupos de jovens

-04/02/2006 – Padre Antônio Tdesschini, o qual deixou-se a organizar as finanças da paróquia

– 06/01/2008 – Padre Alex Cézar Suriz, responsável por uma revitalização apostólica, sendo fundador do Movimento ONDA e grande entusiasta do Apostolado da Oração

22/01/2016 – Joel Souza da Silva, padre jovem e próximo do Povo

23/10/2018 – Daniel José Alves da Silva; atual pároco.

 

Igreja / Padre Estevão Reska

A igreja que completará seus 92 anos ainda em 2023, foi construída em 3 anos, tendo iniciado suas obras em 1933 e foi com muito carinho que o Padre Daniel nos mostrou a planta da igreja, que passou por uma minuciosa restauração e hoje se encontra dentro de um quadro, não se tem o nome do engenheiro, sendo muito bem planejada.

A igreja começa a ganhar forma com ajuda e mão de obra da comunidade

Padre Estevão Reska conhecido por muitos marianenses e região, foi um dos padres que mais atuou na paróquia foram 59 anos de devoção e dedicação, nasceu em 15 de dezembro de 1903, tendo se ordenado em 1929, contudo é importante destacar que já em 1928 Padre Reska já conhecia Mariana Pimentel, em 1929 chega seus papéis e em 1930 ele assumi como Padre da Paróquia. Padre Reska juntamente com fiéis da época perceberam a necessidade de reconstruir a igreja, visto que mesma tinha irregularidades em sua planta, ou seja, visivelmente torta, e foi com a ajuda da comunidade como mão de obra e tijolos que foi erguida a nova estrutura da igreja em cima da antiga, claro importante destacar que com a supervisão de um engenheiro, fato é que se construí-o a estruturada da Igreja como está hoje com a união da comunidade da época e a dedicação de Reska. Já em 1943 foi dada a benção, feita na época pelo próprio Padre Estevão Reska delegada pelo Bispo em sua ausência.

Outro importante fato lembrado por Daniel é que além da construção da igreja Nossa Senhora do Rosário, Reska também auxiliou na construção da Igreja Nossa Senhora da Saúde e Santa Ana.

Planta da Igreja, se encontra guardada em um quadro.

 

O texto a seguir é um trecho da entrevista do jornalista e escritor Carlos Alberto Veit com padre Estevão publicado na revista Rainha

 

Estevão

Natural de Santa Tereza, parte do município de Bento Gonçalves (RS). Os pais eram naturais da Polônia e tiveram onze filhos, dos quais quatro seguiram a vida religiosa. Estevão era o quinto filho e se ordenou com quase 26 anos. Foi aluno do famoso padre Réus, cujo túmulo, em São Leopoldo, é visitado por milhares de peregrinos. Réus foi seu confessor, padrinho e auxiliar na primeira missa.

A saúde de Estevão era tão precária que, logo após a ordenação, em 21 de setembro de 1929, ganhou alguns meses de licença para descansar. Em seguida, foi designado para Mariana, onde assumiu em 23 de fevereiro de 1930. “Era para ser uma nomeação provisória, até que se achasse outro padre, mas acabei permanecendo na mesma paróquia até o fim da vida”, disse.

Estevão fez uma “combinação” com Jesus: não ligaria para os bens materiais, mas pedia cuidasse dele. “Nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu integralmente com a sua parte durante toda a minha vida”, disse. Chamava atenção de Carlos a simplicidade na residência do padre. “Tudo era tão modesto que, durante muitas décadas, nem geladeira ele teve”, conta.

 

 

Restauração

O atual pároco Daniel José Alves da Silva natural de Tente Portela, vem se dedicando na restauração de muitos itens da igreja, com destaque para o Altar Mor reformado em 2020 onde foi aplicado Ouro Alemão, e deverá seguir a mesma linha para concluir a restauração de outros móveis da Igreja, que deverá levar entre quatro e cinco anos para ficar pronta.

 

Festa de 115 anos da Paróquia

O evento deverá ocorrer dia 23 de abril, no Salão Paroquial da Matriz, as 10h missa festiva, ao meio dia almoço com churrasco, galeto e moída, com destaque para a “Inauguração das Churrasqueiras” com serviço completo de copa e cozinha, e a tarde festejos, Roleta, e Baile com Trio Musical MP3.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS