Uma pessoa fez um registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Camaquã, informando que foi vítima de um golpe pelo WhatsApp (aplicativo de mensagens). A vítima disse que recebeu uma mensagem com a logomarca do SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) e que alguém lhe questionava se gostaria de negociar suas dívidas. Disse ainda que a pessoa que mandava as mensagens sabia todos os lugares onde ela tinha débitos, inclusive com os valores exatos.
A vítima informou também que a soma das dívidas é de cerca de R$ 400,00 e que a proposta do suposto operador do sistema era para a quitação total do débito e desbloqueio imediato do CPF do devedor tão logo confirmado o pagamento de um valor negociável que ficou em R$ 250,00, sob a promessa de isenção de juros e concessão de desconto para a retirada da negativação.
Na sequência da negociação foi indicada uma conta bancária na Caixa Econômica Federal onde a vítima depositou o valor no dia 04 de janeiro, contudo após ter enviado o comprovante via WhatsApp para o golpista este não mais respondeu as mensagens, embora o contato tenha permanecido on line.