Recentemente uma dúvida povoou as redes socias da internet em relação à utilização do valor que será repassado pelo Governo Federal através do benefício Pix Caminhoneiros. Os pagamentos de R$ 1 mil mensais aos motoristas de caminhão iniciam no próximo dia 9 de agosto e seguem até dezembro deste ano.
Como o projeto é novo e levantou polêmicas por ser lançado em vésperas de eleição, surgiram fatos e boatos. O principal questionamento é se o dinheiro deste benefício deve ser utilizado somente para a compra de combustíveis.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura não há nenhuma determinação para que o recurso tenha finalidade definida. Os caminhoneiros que forem contemplados com o auxílio não precisarão apresentar nenhum tipo de comprovante de onde estão gastando a grana, o que significa que cada um pode usá-la da forma que achar melhor.
Também não estão previstas nenhum tipo de punição aos profissionais do volante que forem flagrados adquirindo qualquer produto que seja, desde que licitamente. O programa segue o padrão do vale-gás em que os beneficiários recebem um saldo para comprar o botijão de 13 kg, mas não precisam usar o dinheiro nesta despesa, se preferirem.
Pelo calendário divulgado pelo Governo Federal o Pix Caminhoneiro terá seis parcelas pagas este ano. Desta forma o primeiro pagamento, em 9 de agosto, será em dobro, referente a julho e agosto, somando R$ 2 mil. Nos meses seguintes, as parcelas serão pagas em 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.