Em conformidade com as leis federal e municipal que garantem os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Saúde de Tapes está implementando mudanças importantes para reforçar a inclusão e o respeito. Placas indicativas, que sinalizam atendimento prioritário para pessoas com TEA, já foram instaladas em diversos setores públicos, como a Secretaria de Saúde, Farmácia Municipal, postos de saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A iniciativa cumpre a Lei Federal nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a Lei Municipal n° 3530/2024 de autoria da então Vereadora Cátia Iribarrem ( Hoje, Secretaria de Educação de Tapes), ambas com o objetivo de promover maior acessibilidade e visibilidade para as necessidades específicas dessa população.
O Secretário de Saúde de Tapes, Dr. Rogério Costa, liderou pessoalmente a instalação das placas, destacando a importância da ação:
“Estamos promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Essas placas representam muito mais do que um símbolo; são uma mensagem de respeito e empatia com as pessoas autistas e suas famílias. Essa adequação é apenas o começo do que pretendemos fazer pela acessibilidade em nossa cidade.”
A iniciativa foi marcada por um momento especial, registrado em foto com a presença da pequena Pérola Pelegrino, acompanhada de sua mãe, Maria Paula Pelegrino, fundadora da AFAAT (Associação de Familiares e Apoiadores de Autistas de Tapes). Também estiveram presentes a psicopedagoga Eunice Viana e a apoiadora Rita de Cássia Costa, que reforçaram a importância da ação para a comunidade.
Com essa ação, Tapes reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e a garantia de direitos, dando mais um passo significativo rumo a uma sociedade mais justa e acessível para todos.
- ASCOM Prefeitura de Tapes