Se procura uma planta que se adapte a zonas da sua casa com pouca iluminação, não pode perder este artigo. Contamos-lhe porque é que algumas plantas se adaptam a este tipo de situação de pouca luz e damos-lhe os nomes de 7 plantas de interior para que possa escolher a que mais gosta.
Jardinatis
Todas as plantas precisam de luz, isso é fato. Não há planta que sobreviva em ambientes com escuridão total. O que acontece é que, dependendo da espécie, ela pode ter maior ou menor resistência à falta de luz.
Quanta luz as plantas precisam?
As plantas dependem da luz natural para realizar o processo fotossintético , portanto as que recebem uma quantidade maior se desenvolverão melhor do que as que recebem menos.
Como identificar se um local tem luz suficiente para as plantas?
Um truque simples e fácil de descobrir é nos posicionarmos no local onde pretendemos localizar nossa planta e verificar se conseguimos ler um livro ou uma revista sem dificuldade.
Se conseguirmos, a intensidade da luz será suficiente para as nossas variedades, mas se não, não. Nestes locais não será aconselhável colocar plantas naturais porque não irão prosperar.
Cuidados com plantas de interior com pouca luz
Para manter essas plantas em perfeitas condições, é necessário levar em consideração os seguintes aspectos:
Mantenha-os longe de fontes muito quentes, como aquecimento.
plantas e aqueciment
- Regue-os menos, pois esses tipos de plantas requerem menos rega.
- Use substratos com boa drenagem para evitar possíveis fungos e podridão.
- Fertilize periodicamente as plantas para fortalecê-las.
Estes são protegidos do sol direto graças a outras espécies que os cobrem. Ou seja, as nossas plantas de interior, no seu habitat natural, crescem à sombra de outras plantas ou árvores e a luz que lhes chega é mínima. Eles estão na semi-escuridão praticamente o dia todo.
Quais plantas de interior precisam de pouca luz?
Aspidistra
A aspidistra é uma planta de desenvolvimento lento. No entanto, essa característica torna a planta muito resistente e pode crescer em áreas com pouca luz. Na verdade, é uma planta clássica para pátios , alpendres e varandas sombreadas em toda a nossa geografia.
Com muito sol, as folhas vão amarelar e, se o sol do meio-dia cair direto na folha, o que pode causar é queimadura. A aspidistra não só não requer muita luz como também requer pouca rega.
Calathea
Calatheas são uma das plantas de interior mais desejadas pela sua beleza e cor, mas têm fama de serem complicadas.
Para entender o seu cultivo, é necessário diferenciar dois grupos de requisitos de acordo com o tamanho e a forma de suas folhas : Calatheas com folhas grandes e arredondadas (muito exigentes) e Calatheas com folhas estreitas ou alongadas (menos exigentes).
Todas as calatheas exigem níveis de luz moderados, mas lembre-se de que quanto maior a exigência da variedade, mais apertado é o nível de luz.
Poto
O Epipremnum aureum , mais conhecido como poto , potus, pothos é uma planta trepadeira da floresta tropical com folhas verdes tingidas com padrões de cor creme.
É uma planta de crescimento rápido, principalmente se receber uma boa quantidade de luz, então em ambientes com menos luz verá seu crescimento desacelerar. Com uma luminosidade média, prosperará sem problemas. É uma planta muito resistente!
Você sabia que também é uma planta purificadora ? Uma das substâncias tóxicas que remove é o formaldeído , que, segundo um artigo do Instituto Nacional do Câncer, em quantidades superiores a 0,1 ppm pode ter efeitos adversos.
Arco de cabelo
A Chlorophytum comosum , mais conhecida como tape , malamadre, planta aranha ou laços de amor é muito utilizada dentro de casa por ser fácil de cultivar em vasos. Além disso, é uma planta recomendada para iniciantes ou para quem tem mãos pequenas.
Embora possa sobreviver em locais sombreados ou semi-sombreados da casa, a planta-aranha aprecia a luz (nunca a coloque sob sol direto para evitar queimar as folhas).
Gosta de umidade, por isso é aconselhável borrifar as fitas de vez em quando (principalmente no verão, mas cuidado para não exagerar, pois não tolera o encharcamento).
Sansevieria
Se você está procurando uma planta para interiores escuros, as sansevierias são muito versáteis, pois podem conviver com pouquíssima luz natural e , também, como o poto, purificam o ar.
São plantas que toleram níveis de luz muito baixos e até luz artificial de lojas e escritórios, mas adoram luz, desde que filtrada e evitando o sol direto. Quanto mais luz, mais ele crescerá. Em geral, todas as variedades de sansevierias se adaptam a baixos níveis de luz ( Sansevieria trifasciata laurentii, Sansevieria cylindrica, Sansevieria Moonshine …).
Regue pouco e use um substrato muito poroso e de granulação grossa para evitar o encharcamento, conforme recomendado por José Manuel Oliván da Plantadecor.
Existe uma grande variedade de samambaias que podemos cultivar dentro de casa, mas a mais comum é a Nephrolepis exaltata ou samambaia de Boston.
É uma planta que tolera muito bem a sombra, tornando-a perfeita para casas com menos luz.
O que não pode faltar é umidade. É muito importante fornecer umidade suficiente , caso contrário, suas folhas tenderão a secar e perder o brilho.
Chamaedorea elegans
O Chamaedorea elegans ou camadorea é uma planta interna semelhante a uma palmeira que pode prosperar em espaços internos mal iluminados. Esta palmeira nativa do México e da Guatemala é muito resistente e fácil de cuidar.
Embora seja uma planta que não precisa de luz excessiva, ela precisa de um ambiente úmido , pois em ambientes com pouca umidade, as pontas de suas folhas começam a escurecer e ficam muito manchadas.
Se você está pensando em adquirir algumas dessas variedades ou outras diferentes, recomendamos que você leve em consideração essas 3 dicas para comprar plantas de interior . Eles são muito úteis!