A Polícia Civil apreendeu mais de 200 quilos de cocaína em uma operação que iniciou na noite da quinta-feira (14) e se concluiu na madrugada da sexta-feira (15), na cidade de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A droga estava embalada em tabletes dentro de um galpão.
A movimentação dos traficantes vinha sendo investigada pelo Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) a cerca de um mês. Os indícios apontam que a droga estava sendo movimentada por uma facção criminosa que distribui para todo o Estado e que tem base de operação no Vale dos Sinos.
Durante a diligência os agentes estavam monitorando uma residência onde suspeitavam que a droga estava armazenada. Em determinado momento, quando um veículo em movimentação suspeita estaria saindo do local, os policiais realizaram a abordagem do mesmo. No carro foi encontrado um volume com cerca de um quilo de cocaína. O condutor foi preso.
A ação continuou com a revista do imóvel quando foram localizados quase duas centenas de tabletes de cocaína, somando 206 quilos da droga, incluindo o volume que estava no carro. A polícia estima que a apreensão, que é uma das maiores do Estado nos últimos anos, tenha gerado um prejuízo de cerca de R$ 7 milhões ao crime organizado, pelo grande valor da droga no mercado.
A polícia informou que o homem preso seria uma espécie de vigilante do depósito de drogas. Por isso as investigações devem continuar visando identificar os responsáveis pela aquisição e distribuição da droga.