A Polícia Civil divulgou nessa quinta-feira, (20), a Carta de Serviços ao Usuário (.pdf 4,01 MBytes) prestados à população. Por meio do documento, a instituição lista uma série de facilidades que viabilizam a participação da sociedade nas ações e programas da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS), do Gabinete da Chefia.
Entre os serviços apresentados na carta estão: o Fale Conosco, um canal disponível no site da Polícia Civil e que serve para usuários tirarem dúvidas, elogiarem e criticarem o trabalho prestado; o Disque Denúncia 181 e o Plantão de Emergências 197, que estão disponíveis 24 horas, sete dias por semana, e a Delegacia Online (Dol), dinâmica do registro de uma ocorrência policial de forma virtual. O documento explica que nesse caso, as ocorrências estão sujeitas ao deferimento ou não do pedido, e, que, eventualmente, a vítima poderá acessar o boletim via Dol para imprimir uma cópia autenticada do mesmo.
A Carta de Serviços ao Usuário ainda traz o passo a passo do serviço de antecedentes criminais, também disponível no site da instituição. O documento, que se destina a fazer prova da vida pregressa de maiores de idade, é um dos serviços mais requisitados e, consequentemente, um dos que mais geram dúvidas.
“Entendemos que, tão importante quanto a disponibilização desses serviços, é que todos entendam o seu funcionamento, como e quando devem ser acessados. Afinal, o objetivo da prestação de qualquer atendimento policial via internet é, se não agilizar o serviço, fazê-lo de forma a facilitar a vida dos usuários que, em alguns casos, nem à delegacia de polícia precisam se deslocar”, reflete a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.