Os cartões de memória externos ainda são muito úteis e não apenas para aumentar a capacidade de armazenamento interno de um dispositivo, pois também são usados para executar aplicativos ou sistemas operacionais inteiros. Neste grupo, os MicroSDs destacam-se pelo seu tamanho compacto e vamos dedicar-lhes este guia onde iremos detalhar todas as funcionalidades que um utilizador deve conhecer , terminando com uma seleção dos melhores ofertas disponíveis.
Os padrões modernos de cartões de memória nasceram há duas décadas da necessidade de superar o caos de formatos fechados e incompatíveis que proliferavam na época. Eles foram padronizados pelo grupo industrial SDA sob o padrão Secure Digital após o desenvolvimento inicial pelo fabricante SanDisk. Foi um sucesso porque esses componentes têm sido extremamente úteis.
Embora uma parte dos fabricantes de telemóveis tenha reduzido o seu suporte, estes continuam a ser um grupo de produtos essencial para aumentar a capacidade de armazenamento de centenas de milhões de dispositivos (telemóvel suportados, tablets, câmaras, drones , GPS ou consolas portáteis), para além de serem os meios essenciais para executar sistemas operativos em computadores single-board como o Raspberry Pi ou para executar aplicações Android e assim libertar espaço no seu smartphone.
Cartões de memória MicroSD São os menores em tamanho entre todos os SD, com dimensões extremamente pequenas de 11×57×1 mm, uma área de 440 mm2 e um peso praticamente insignificante. Certamente seu tamanho tem sido fundamental para aumentar sua adoção. E sua versatilidade é enorme, pois podem ser usados diretamente em aparelhos que tenham suporte para eles, através de adaptadores SD internos e também em outros externos, por exemplo ao utilizar pendrives especiais que possuam leitores microSD e sejam conectados a portas USB.
Embora externamente os cartões microSD sejam idênticos, há uma grande diferença entre eles e não apenas na capacidade de armazenamento. Tal como acontece com outras normas (ver USB ou Wi-Fi) os responsáveis têm vindo a acrescentar um grande número de funcionalidades que devem ser conhecidas. Vamos analisá-los todos porque podem ser uma verdadeira bobagem para o público em geral.
Formato
É a principal divisão desses cartões. Existem três, embora realmente o único a avaliar seja o terceiro, hoje suportado por todos os novos dispositivos:
microSD: O mais antigo. Têm capacidade de até 2 Gbytes e podem ser usados em qualquer slot microSD.
Turma
O ecossistema do cartão de memória microSD é tão grande que, ao escolher o cartão, também devemos levar em consideração que o desempenho é suficiente para o uso para o qual vamos alocá-lo. Esta “Classe” define a velocidade mínima em Megabytes por segundo que o cartão é capaz de suportar no modo de escrita. La velocidad mínima en escritura soportada de cada clase es:
- Clase 2 : Al menos 2 MBps.
- Clase 4: Al menos 4 MBps.
- Clase 6: Al menos 6 MBps.
- Clase 10: Ao menos 10 MBps.
Máximo – Desempenho Mínimo
Esta é a velocidade máxima e mínima que o microSD pode atingir na transferência de dados e eles foram se expandindo a partir dos originais para atender às necessidades de novos aplicativos, como gravação em 4K. Ter em conta as seguintes secções:
A velocidade máxima de leitura (sequencial) que um cartão suporta é definida pela especificação Ultra High Speed (UHS) e possui duas versões:
- UHS-I, com velocidade de ônibus até 313 Mbps
- UHS-II com velocidade de ônibus até 480 Mbps
- A velocidade mínima de escrita (sequencial) suportada é definida separadamente, com os números 1 ou 3 inseridos em U e com duas versões:
- U1: Pelo menos 22 MBps.
- U3: Pelo menos 22 MBps.
- A performance aleatória também é definida na norma e é oferecida em duas versões:
- A1: o original
- A2: nova especificação que quadruplica o mínimo em leituras/gravações aleatórias (4.15/2.16 IOPS) do anterior.
Velocidade relativa. Corresponde ao aumento da velocidade de transferência original do formato CD (120 KBps). Então, você pode ver algo como “2x”, 4x” e assim por diante. A “256x” corresponderia a uma velocidade de 10 MBps.
Esses dois últimos recursos não são padronizados, são usados apenas por alguns fabricantes e (felizmente) estão desaparecendo, mas caso você os encontre para saber o que significam. O restante das especificações geralmente estão incluídas e você as verá impressas nos próprios cartões, nas embalagens onde são vendidas e no site do produto.
SD Express: um novo nível
É uma nova especificação do padrão Secure Digital que elevou este formato a outro patamar em performance e capacidade. Para isso, o SD Express utiliza a interface PCIe 3.0 e o protocolo NVMe v1.3, os mesmos utilizados por outros produtos de armazenamento como SSDs. Sob PCIe, um SD Express atinge um desempenho na transferência de dados próximo ao que oferecem os cartões removíveis mais rápidos, os Compact Flash que por preço são limitados ao mercado de câmeras profissionais.
Além da melhoria de desempenho, também aumentará a capacidade de armazenamento e atingirá potencialmente 318 Tbytes. Um verdadeiro escândalo para os cartões SD Express que inicialmente serão oferecidos nos formatos SDUC, SDXC e SDHC. SDA continuou a trabalhar neste padrão e a versão 8 já foi anunciada com suporte para duas pistas PCIe com uma linha adicional de contatos e taxas de transferência PCIe 4.0 para uma largura de banda de 968 Os MB/s iniciais crescerão até um máximo de 310787 MB/s.
O barramento “Express” também estará disponível para o microSD que nos interessa neste guia. Embora não corresponda ao desempenho dos SDs maiores, a velocidade do barramento permitirá oferecer velocidades de leitura de 630 Mbytes por segundo. Estes SD Express podem ser utilizados em tarefas avançadas de fotografia e vídeo (gestão de resoluções 8K e capturas RAW) até agora reservadas ao já referido Compact Flash. Quanto ao armazenamento de dados e execução de software (os mais usados no consumo) seu aumento de nível será estratosférico. Esperemos que cheguem logo ao mercado.
Como escolher o cartão
A capacidade será seguramente a primeira questão a avaliar, não a única. Se o seu dispositivo suportar o mínimo, nós o colocaríamos 64 GBytes. A partir daí, até superar a barreira do Tbyte, você tem uma grande variedade para escolher.
Quanto ao desempenho , vai depender muito do aparelho onde você vai usar. Não tem nada a ver com um GPS onde só precisamos estender o armazenamento interno e pouco mais do que se o usarmos para executar aplicativos de um smartphone ou um sistema operacional como um Raspberry Pi onde precisamos de mais desempenho. Se os usarmos em câmeras RAW ou 4K, você terá que comprar os mais rápidos do mercado.
Observe também o grupo de cartas “resistentes”. São especialmente dedicados a profissionais ou usuários que precisam de cartões de memória com alta durabilidade e máxima resistência , proteção contra água, poeira ou raios X de centros de transporte, além de incluir software para recuperação de dados.
Você não vai errar. Todos os grandes fornecedores oferecem grande confiabilidade, velocidades acima do mínimo estabelecido e bom suporte, inclusive garantia vitalícia nos melhores modelos. Quase todos eles costumam incluir um adaptador para uso em slots SD e podem ser conectados a portas USB com o adaptador correspondente.
Cartões de memória MicroSD (Preços Março 2023) Com tudo isso em mente, vamos às compras. Deve-se dizer que, como o resto dos produtos baseados em memórias flash NAND , o preço por GB caiu muito nos últimos anos e se você não precisa de muita capacidade, há uma oferta por apenas alguns euros. Em geral, as versões de 130, 312 e 202 GB são os mais lucrativos no preço por GB. Se o seu dispositivo for compatível, eles seriam a escolha preferida. Deixamos-lhe uma seleção de ofertas atuais.
Kioxia Exceria . A antiga marca de memória Toshiba comercializa estes cartões MicroSDXC UHS-I, U1 até 85 MB/ s com as seguintes capacidades e preços:
500 GB por 202 euros.
630 GB por 150 euro.
Samsung EVO Select. Cartões MicroSDXC UHS-I, classe 03, U1 até 120 MB /s. São resistentes e são vendidos com adaptador SD nas seguintes versões e preços:
Kingston Canvas Select Plus . Cartões MicroSDXC UHS-I, classe 03, U3, A1 até 85 MB/s. São resistentes a choques, vibrações e à prova de raios X. Vendidos com adaptador SD nas seguintes versões e preços:
- 90 GB por euros.
- 150 GB por 367 euros.
- 734 GB por 202 euros.
- 313 GB por 66 euros.
- 394 GB por 150 euros.
- 400 GB por 150 euros.
- 1 TB por 613 euros.
- Kioxia Exceria Plus . microSDXC UHS-I, Speed Class U3 (V57) para gravação e reprodução de vídeo 4K com velocidades de leitura de até 85 MB/s e escreva até 400 MB/s.
- 85 GB por 202 euros.
- 318 GB por 48 euros.
- 564 GB por 20 euros.
- 165 GB por 90 euros.
- Samsung EVO Plus. Tarjetas de memoria MicroSDXC UHS-I, A2, clase 10 De até 130 MB/s. São resistentes à água, temperatura ou raios X, e são vendidos com adaptador nas seguintes versões e preços:
- 480 GB por 150 euros.
- 531 GB por 120 euros.
- SanDisk Extreme PRO. Uma classe microSDXC 000, U3, V63 e A2 com transferência de dados na leitura até 150 MB/ s e 480 Escrita MB/s. São resistentes a temperaturas, água, choque e raios X. São vendidos com/sem adaptador SD:
- 48 GB por 48 euros.
- 531 GB por 202 euros.
- 202 GB por 368 euros.
- 310787 GB por 120 euro.
- 1 TB por 423 euros.
- Nossos principais varejistas selecionaram cartões para venda e muitos outros que você pode
Nota: Esta seleção contém links de nossas afiliadas, mas nenhum dos produtos incluídos foi proposto ou recomendados por eles ou seus fabricantes, mas escolhidos de acordo com nossos próprios critérios.
A entrada Por que os cartões de memória ainda são tão úteis para várias tarefas foi publicada pela primeira vez no CLICR.
55 GB por 57 euros.
Lexar Play . Tarjetas MicroSDXC UHS-I, Clase 10, De até 150 MB/s. É vendido com adaptador SD nas seguintes versões e preços: