18.6 C
Cerro Grande do Sul
domingo, novembro 24, 2024

Pórtico de Arambaré sofre vandalismo

“L A M E N T Á V E L! Termos que noticiar algo assim!”

Assim inicia a postagem do setor de Turismo de Arambaré, na manhã desta quarta-feira, 02 de fevereiro, se referindo ao ato de vandalismo que sofreu durante a madrugada o pórtico de entrada da cidade, pelo bairro Caramuru.

A estrutura em formato de barco foi recentemente revitalizada pela prefeitura, incluindo a pintura nova em cores branca e azul, porém amanheceu pichada com tinta vermelha com frases e símbolos de conotação política.

“Somos uma cidade Turística! Preservamos o embelezamento para todos os visitantes e também, nossos moradores. Mais uma vez temos que depender de recursos para refazer essa pintura. Sem mais…”, completa a postagem do órgão público.

O secretário municipal de Turismo, Adejanir Vasconcelos afirmou que está muito triste com o ocorrido e informou que a pintura será refeita para cobrir as pichações, contudo revela que teme novos atos dos vândalos. Ele disse ainda que deve conversar com o jurídico do município para saber quais providências podem ser tomadas e registrar o caso na polícia.

A administração municipal pede que se alguém tiver alguma informação que possa apontar os autores do vandalismo que denunciem o ato pelo fone 190, da Brigada Militar.

Pichação

A pichação é o ato de escrever ou rabiscar com tinta muros, fachadas, monumentos ou outras edificações, sobretudo em áreas urbanas, com frases, símbolos ou imagens que são visualmente agressivas, ao contrário do grafite.

No Brasil a pichação é considerada como crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa. Caso o imóvel ou monumento alvo da pichação seja tombado existe um agravante na pena.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS