Faltando pouco menos de um mês para terminar o prazo de entrega da Declaração Anual de Rebanho, apenas 43% das 380 mil declarações esperadas foram enviadas à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), informou a pasta.
Os produtores rurais que ainda não cumpriram a obrigação sanitária têm até o dia 31 de outubro para encaminhar os formulários.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares Moraes, “manter os dados atualizados é de extrema importância, porque todas as políticas públicas voltadas para a saúde animal são baseadas nessas informações”.
Desde 2022, a atualização cadastral está mais completa, com informações detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.
Como fazer a declaração
Desde setembro, os produtores podem preencher a Declaração Anual de Rebanho pelo Sistema de Defesa Agropecuária, o Produtor Online. A ferramenta permite fazer a declaração diretamente via sistema, sem precisar ir à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência.
Também é possível fazer o preenchimento em formulários em PDF ou presencialmente nas inspetorias ou escritórios, com auxílio dos servidores da Seapi.