As eleições que vão escolher deputados, senadores e presidente da República só acontecem em outubro deste ano, mas o prazo para os jovens que tem mais de 16 anos tirarem o primeiro título de eleitor é até 04 de maio. O prazo vale também para quem precisa regularizar o documento, que é necessário em diversas situações. Vale destacar que os jovens que completarão 16 anos até o primeiro turno (02 de outubro) também podem tirar o título e votar.
Os procedimentos podem ser feitos pela internet, por meio do Título Net, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Também no site do TSE o eleitor encontra uma série de informações sobre o processo de regularização do título. Com uma linguagem simples as reportagens orientam passo a passo cada processo para que ninguém deixe de participar das eleições 2022.
Além de requerer a primeira via do título o eleitor pode fazer a mudança de município (transferência de domicílio eleitoral), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, o eleitor consegue acompanhar o andamento de cada processo iniciado e também ter acesso ao documento.
Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Saiba mais
O eleitor tem o título cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial.
Já o título suspenso é consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.