18.2 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 21, 2024

Prédio da Secretaria de Segurança Pública é implodido em Porto Alegre

Na manhã de domingo (06), o antigo prédio onde estava instalada a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) foi implodido. A demolição ocorreu devido ao incêndio que atingiu o local em julho de 2021. Para que a operação — que durou aproximadamente 7 segundos, utilizando 200 kg de explosivos — fosse realizada, 28 instituições públicas e privadas foram mobilizadas, elaborando projetos para a execução da mesma. 

A implosão gerou a necessidade de isolar o local, então, como medida de segurança, um perímetro de 300 metros em torno da construção foi bloqueado. Consequentemente, o trânsito nas avenidas próximas à área foram afetados, assim como o funcionamento da rodoviária, que precisou ser interrompido por cinco horas. Realizada a demolição do edifício, começará a retirada de aproximadamente 20 mil toneladas de entulhos. O desmantelamento teve um custo de R$ 3,15 milhões.

Sobre o futuro da área, o governo do estado está analisando alternativas para uso do local. Entretanto, a construção de uma nova estrutura para a SSP não está descartada.

Incêndio

O incêndio aconteceu na noite de 14 de julho de 2021 e, de acordo com laudo elaborado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), um problema termoelétrico é a justificativa mais plausível para o ocorrido. As investigações sobre a causa do incêndio encerraram sem indiciamentos.

Um acidente durante a operação de combate ao fogo fez duas vítimas. Dois bombeiros faleceram no local. Os corpos dos profissionais foram encontrados somente no dia 21 de julho, uma semana após o incêndio.

RELACIONADAS