O convênio para o repasse de recursos destinados às obras do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), em Camaquã, foi assinado na última quarta-feira (6). O aporte financeiro faz parte do pacote de investimentos do Programa Avançar na Saúde, do governo do Rio Grande do Sul, e foi destinado ao hospital por meio do Fundo Municipal de Saúde.
O valor ultrapassa R$ 5,3 milhões e seu uso é restrito às melhorias da infraestrutura do HNSA, conforme determina o governo estadual.
Conforme o Executivo municipal, os recursos serão utilizados para a reforma do pronto-socorro e construção de um novo bloco, com 100% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão construídos 46 novos leitos.
A administração ainda informa que a reforma do pronto-socorro dobrará a capacidade de atendimento na emergência. Em agosto, a instituição de saúde restringiu os atendimentos no setor devido à superlotação.
Participaram da cerimônia de assinatura o prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira, o vice-prefeito, Abner Dillmann, o presidente da Fundação Assistencial e Beneficente de Camaquã (Funbeca), Otávio Moraes, o secretário municipal da Saúde, Luciano Pereira Dias, a secretária adjunta da Saúde, Taíse Rössler, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, o coordenador político, Alex Petroman, e o procurador-chefe, Fabiano Ribeiro.