Na tarde desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Camaquã divulgou que está auxiliando as famílias que perderam os seus pertences em um incêndio que consumiu duas residências no bairro Vila Nova. A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS), por meio do secretário Diego Garcia e da assistente social Ana Martins, visitou o local do incêndio, onde ofereceu suporte urgente aos atingidos.
No início da tarde de ontem, o prefeito em exercício Abner Dillmann e a SEMTDS se reuniram para debater maneiras de prestar o atendimento necessário às famílias.
Segundo a prefeitura, foi oferecido para as duas famílias que tiveram suas residências destruídas estadia no Albergue Municipal, para que eles tenham onde se abrigar no tempo que for necessário.
Uma família composta por quatro pessoas aceitou ir para o albergue, enquanto a outra família, composta por três pessoas, conseguiu abrigo na casa de um parente. No albergue, a família receberá estrutura, alimentação e banho durante todo o período.
Ainda, foi disponibilizado de imediato para as famílias a participação no projeto Verão Solidário, que destina roupas novas doadas pelas Lojas Ouro Preto às pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), informou a prefeitura.
A SEMTDS também está oferecendo o suporte psicológico e de assistência social para todos os membros das duas famílias.
Garcia destaca que uma das famílias já conseguiu, com o chefe de um dos membros da família, a reconstrução da casa. Agora, o grupo solicitará à Secretaria da Infraestrutura a limpeza do terreno para o início das obras.
“Nessas horas devemos unir forças para ajudar o próximo, e as famílias precisam muito de doações para reconstrução das duas casas. É uma cena triste de ver, as crianças e as famílias ali onde perderam tudo. Mas graças a Deus que foram só grandes perdas materiais, mas que todos estão bem e vivos”, disse o secretário.
A SEMTDS servirá como um ponto de arrecadação de doações para as famílias. Quem quiser doar pode entrar em contato pelo telefone (51) 3671-2747 ou se deslocar até a sede da secretaria, no antigo Colégio dos Irmãos, na Rua R. João de Oliveira, nº 55 – Centro.