Equipe da Defesa Civil e de todas as secretarias municipais estarão de sobreaviso a partir da tarde desta quarta-feira (12) até o fim desta quinta-feira (13) e suspendem aulas
Em face dos inúmeros alertas climáticos e de órgãos estaduais, bem como da Defesa Civil do RS decorrente da presença do ciclone extratropical que atinge o estado, entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13), com possíveis eventos como queda de granizo, ventos fortes, trovoadas e consequente chuvas volumosas, a prefeitura de Mariana Pimentel reuniu, na tarde desta quarta-feira, todas as secretarias municipais e departamentos, mais membros da Defesa Civil em nível municipal para acertar medidas atinentes à eventuais transtornos climáticos, que possam afetar tanto a área urbana, quanto no interior.
Segundo o prefeito, Luiz Renato Mileski Gonczoroski, a partir de agora, estas equipes estarão atentas a todos os sinais do mau tempo que se projeta para as próximas horas, até o fim do dia da quinta-feira (13).
Uma das decisões do Gabinete Municipal será solicitar que as direções escolares liberem os alunos e corpo escolar mais cedo, a fim de retornarem as moradias em segurança.
Aulas suspensas na quinta-feira
Outra ação conjunta, será comunicar à direção estadual, da mesma forma para que as aulas do turno da noite desta quarta-feira, sejam suspensas. “Da mesma forma, já suspendemos as aulas da quinta-feira durante todo o dia”, afirmou o prefeito.
O grupo ficará atento, sobretudo, a pontos que possam vir a trazer alagamentos, causando prejuízos às comunidades do interior, por exemplo. Conforme o secretário municipal da Agricultura e que responde pela coordenadoria da Defesa Civil Municipal, Moisés Segaspini, o importante é que, todas as pessoas “fiquem atentas e protejam-se da melhor forma”, ponderou.
O secretário pediu que, em caso de algum evento atípico decorrente deste momento climático, acionem os respectivos órgãos públicos para auxílio bem como socorro imediato.
Na região de Mariana Pimentel, há oito regiões e ou localidades espalhadas pelo interior. Até agora, garante ele, nenhuma dessas relatou problemas adversos com a chuva que já cai na região.
“O nosso período crítico, conforme o alerta começou às 12h desta quarta-feira e irá até às 10h da manhã da quinta-feira, quando iremos monitorar tudo o que vir a ocorrer”, assegurou.
Para acionar os agentes públicos para eventuais ocorrências climáticas o telefone é: Secretaria Municipal da Agricultura – (51) 92003-1755 e Defesa Civil Municipal.
Diante das previsões, que incluem chuva e vento fortes e granizo, a CEEE Grupo Equatorial Energia coloca mais uma vez seu plano de contingência em operação, ampliando toda a estrutura no centro de operações e canais de atendimento, além de disponibilizar mais de 500 equipes de atendimento emergencial para ocorrências. As ações estão sendo realizadas em coordenação com Defesa Civil, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeituras dos municípios atendidos, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos.
ALERTAS DA CEEE/EQUATORIAL
Prazos para restabelecimento podem variar:
Por se tratar de um fenômeno climático de grandes proporções, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Para restabelecer o fornecimento, em algumas situações, enfrenta-se dificuldades adicionais de acessos em decorrência de alagamentos, impossibilidade de trânsito, necessidade de isolamento de área afetada, retirada de objetos de grande porte que atingiram a rede e reconstrução de postes avariados e de toda a rede elétrica danificada.
- Outro ponto importante é a segurança. Por isso, a CEEE Grupo Equatorial Energia dá algumas dicas para minimizar riscos com a rede elétrica em tempestades:
- Se estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores e locais elevados e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica. Permaneça, dentro do possível, em casa ou local abrigado quando estiver chovendo;
- Durante as chuvas, evite a manutenção em telhados, pois há risco de ser atingido por descargas elétricas, bem como deixar equipamentos elétricos ligados à tomada, pelo risco de choque elétrico;
- Mesmo que a rede elétrica da região seja desligada, evite subir em postes ou torres para se proteger da inundação, pois podem ainda estar energizados e causar graves acidentes;
- Se algum cabo de energia cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque no cabo, nem pessoas ou objetos que estejam em contato com ele. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para os canais de atendimento da CEEE Grupo Equatorial e do Corpo de Bombeiros (193);
- Em caso de raios e trovões, retire imediatamente, das tomadas, equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros;
- Se perceber que as paredes de sua casa estão úmidas, evite o contato e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas, pois as paredes podem conduzir corrente;
- Em caso de inundação, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral);
- Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel, antes de religar os disjuntores. No caso de rompimento de fios da rede elétrica, deve-se evitar a proximidade com a fiação e acionar imediatamente a CEEE Grupo Equatorial Energia;
- O motorista, em dias de temporal, precisa ficar atento ao volante e dirigir com cautela pois podem ocorrer abalroamentos de estruturas tais como postes de distribuição de energia elétrica e torres de transmissão. Esta é a melhor prevenção contra acidentes. Durante a incidência de raio, fique dentro do seu veículo, pois são abrigos adequados e proporcionam um bom nível de isolamento caso a descarga elétrica atinja o solo.
Fonte: Ascom/Bira Costa – Jornalista/MTB/RS -17.746 – Fotos: Bira Costa