Depois dos transtornos de alagamentos na Vila Wolf, em Tapes, por ocasião das chuvas ocorridas nos dias 2, 3 e 4 de maio e dos protestos dos moradores pedindo atenção do poder público municipal, a prefeitura através da secretaria de Obras, Viação e Transporte (SMOVT), iniciou, já na quinta-feira (05) um trabalho de manutenção, limpeza e substituição de canos da rede pluvial da comunidade. A intervenção visa facilitar a drenagem para evitar que a água se acumule e invada as casas novamente.
A obra causou um novo transtorno, segundo os moradores pelo acúmulo de barro e esgoto depositado na beira da rua, em frente aos portões das residências. O material é resultante da abertura de valas e é extremamente mal cheiroso.
Alguns dos moradores da vila questionam também o tipo de intervenção que está sendo feita, uma vez que, segundo eles, o problema não está no ponto onde as máquinas iniciaram o trabalho, mas no outro extremo do bairro, no chamado terminal ou quadra 01.
Os gestores da SMOVT garantem que as demandas dos residentes bairro serão atendidas e que as intervenções, embora incômodas, são necessárias neste sentido. Eles destacam que a rede pluvial da comunidade é antiga, construída com canos de 20 cm de diâmetro que já não comportam toda a vazão em diversas ocasiões de chuvas.
Um dos problemas apontados pelos encarregados das obras é o acúmulo de lixo descartado incorretamente no bairro e que acabam obstruindo as bocas de lobo ou bueiros. Esta prática inadequada contribui para o entupimento dos canos e impede o escoamento da água ocasionando os alagamentos.
Sobre a obra propriamente dita o governo municipal informou que estão sendo colocados cerca de 100 canos com 60 cm de diâmetro do trecho que vai da esquina entre as ruas – Getúlio Teixeira de Carvalho e Lívio Araújo – até a ponte sobre a Sanga da Charqueada, na Travessa Camaquã. Além da substituição dos canos também está sendo feita a limpeza e a construção de novas galerias de drenagem.
Finalmente os responsáveis pelos serviços informaram que o chamado terminal ou quadra 01 do bairro Wolf também passará pela devida manutenção, pois está incluso no cronograma de obras.