Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, anunciou neste sábado (26) que as forças ucranianas controlam a capital Kiev e as principais cidades ao seu redor. O chefe de Estado afirma que o país tem resistido aos ataques da Rússia e, direcionando-se aos cidadãos russos, fez um apelo, pedindo para que as pessoas peçam ao governo que finalize a guerra de imediato.
Em pronunciamento, o líder ucraniano declara: “Temos apoio de quase todos os países da União Europeia para desconectar a Rússia do Swift (instrumento global de finanças). Espero que a Alemanha e a Hungria tenham coragem de apoiar a decisão. Temos coragem de defender nossa terra natal, de defender a Europa”.
Ainda, por meio de sua conta no Twitter, Zelensky agradeceu aos países que integram o Conselho de Segurança da ONU e que votaram a favor da resolução contrária às ações da Rússia. “Grato a todos os membros do Conselho de Segurança da ONU que votaram para parar o ataque traiçoeiro da Rússia à Ucrânia e à Carta das Nações Unidas. O veto da Rússia é uma mancha de sangue em sua placa no Conselho de Segurança, no mapa da Europa e no mundo. A coalizão antiguerra deve agir imediatamente”, dizia a mensagem do presidente. Atualmente, o Brasil integra o conselho e também se mostrou favorável à resolução.