Na noite de domingo (1º), Policiais Rodoviários Federais apreenderam aproximadamente 300 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai que eram transportados em meio à carga de milho em uma carreta.
Com base em informações do serviço de inteligência da PRF, os policiais fizeram buscas nas rodovias na tentativa de localizar uma carreta suspeita de carregar cigarro contrabandeado.
Horas depois, foi abordada uma carreta bitrem Volvo FH 400, com placas de Garibaldi, que era conduzida por um homem de 40 anos, morador desta mesma cidade. O veículo estaria supostamente carregado com 37 toneladas de milho, conforme constava na nota fiscal.
Ao verificar a carga, os agentes constataram que a carreta, de fato, estava carregada com milho. Porém, em meio aos grãos, foram encontradas diversas caixas de cigarro contrabandeadas do Paraguai. Estima-se que a carga contrabandeada seja superior a 300 mil maços, cujo valor é de mais de 1,5 milhão de reais, conforme avaliação da Receita Federal.
O homem foi preso em flagrante, encaminhado para registro da ocorrência na Polícia Federal e posteriormente recolhido ao presídio. O veículo e a carga foram apreendidos e lacrados, para posteriormente ser realizada a contagem final, depois de descarregar o milho.
Com essa apreensão, a PRF superou a marca de 8 milhões de maços de cigarro apreendidos em 2019 no estado do Rio Grande do Sul.