No ano de 1977, Sertão Santana ainda Distrito de Guaíba, tinha 3 grandes equipes de futebol de campo, no centro o Esperança, na Vila Dobrada o Grêmio e na Vila Derrossi o Inter. As equipes foram convidadas para a disputa de um campeonato do Distrito onde o campeão jogaria uma forte competição em Guaíba.

Foi sugerida então pelas equipes de fazer uma seleção para a disputa em Guaíba, mas o Inter não concordou e então foi organizado a competição. Esperança e Grêmio fizeram um acordo de juntar as duas equipes onde quem ganhasse no sorteio disputaria com os melhores atletas e quem perdesse ficaria com as sobras dos atletas e certamente seria a equipe mais fraca da competição. O Esperança ganhou o sorteio e pode contar com os melhores atletas das duas equipes e o Grêmio ficou com os que sobraram.

Começando a competição, o Grêmio com uma equipe inferior deu trabalho, mas perdeu as 4 partidas para Esperança e Inter. Já o Inter nesse triangular, ganhou as duas partidas do Grêmio e também o primeiro confronto com o Esperança pelo placar de um a zero na Vila Derrossi. O Esperança após uma derrota para o Inter, venceu os dois confrontos contra o Grêmio. O último jogo do triangular no campo do Esperança no centro, foi assistido por um grande público onde a expectativa era grande por se tratar do primeiro campeonato de futebol de campo de Sertão Santana. Nesse confronto final o Esperança precisava de uma vitória para ficar com o título e o Inter precisava apenas de um empate. O Esperança saiu na frente com um gol de Wilmar Papke mas o Inter empatou no final do jogo com um gol de Olavo Kar grande zagueiro do Inter.

Inter em Pé:  Osvino Meyer, Pereira, Olavo Kar, Vilmar Goularte, Arlei Oliveira, Russo Pinzon e Cézar Montemezzo.   Agachados:  Marcos Pinzon, Valdir Naibert, Lineu Pinzon, Beto Pontes, Ze Pinduca Pinzon e Solomar Pinzon.

Colaboração: Betinho