23.7 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, novembro 27, 2024

Primeiro Encontro TEAcolhe 2023 aborda o tema “Autismo: empreendedorismo e protagonismo”

Na última segunda-feira (20), foi realizado o 1° Encontro TEAcolhe Camaquã de 2023. O evento ocorreu no Teatro do SESC, em Camaquã, no sul do Estado. Convidados de diversos municípios da região estiveram presentes no encontro.

A capacitação teve como tema central “Autismo: empreendedorismo e protagonismo” e contou com a participação dos profissionais Vinicius Longaray, do Espetinho do Vini, Léo Barbeiro do Chapéu, Mirian Freitas, da Cia da Farofa e Ana Paula Gouvea, do SENAC Camaquã.

Durante sua palestra, Léo, o Barbeiro do Chapéu, abordou o tema “StarTEA: empreendedorismo neurodiverso”. Ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 31 anos de idade, nível de suporte 1.

Mirian Freitas, mãe que inovou diante da necessidade de fazer com que seu filho se alimentasse melhor, criou a Companhia da Farofa, alimento artesanal feito com amor, sabor e propósito. Na ocasião, Mirian abordou a temática “Uma receita para continuar”.

A terceira palestra trouxe o tema “Empreendedorismo e Protagonismo no TEA”, com a fala de Ana Paula Gouvea, do SENAC, que dissertou sobre os desafios de empreender.

Encerrando o encontro, Vinicius Longaray, CEO do Espetinho do Vini, que inovou ao planejar, modelar e organizar seu estabelecimento pensando no público autista, falou sobre “Empreendendo na inclusão”.

O TEAcolhe Camaquã proporcionará encontros a cada dois meses para capacitação e melhor atendimento dos assistidos. Este ano, pela primeira vez, após sugestão do público, o evento aconteceu durante dois turnos, sendo manhã e tarde, facilitando assim o deslocamento dos participantes.

Pensando em ampliar o acesso às formações e valorizar as presenças nos encontros, o TEAcolhe Camaquã criou em 2023 um concurso de resumos. O concurso consiste em realizar um resumo do evento, que contemple todos os palestrantes, e postar nas redes sociais marcando o perfil oficial do TEAcolhe Camaquã no Instagram.

O resultado será divulgado nos stories do perfil e a premiação entregue no encontro seguinte. Os prêmios são uma caneca do TEAcolhe e botton com o laço colorido, símbolo mundial do TEA.

O Centro Regional de Referência (CRR) Camaquã iniciou seus trabalhos em julho de 2022. No último ano, realizou 4 encontros com a temática do Transtorno do Espectro do Autismo. Este ano, o calendário de formações já está marcado. Serão realizados cinco encontros juntamente com uma ação voluntária, arrecadando 1kg de alimento não perecível que será doado às famílias carentes da região.

Texto: Igor Garcia – Assessor Imprensa – IRGA
Edição: Portal ClicR

RELACIONADAS