O presidente Jair Bolsonaro estará no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (10), acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A agenda, desta quinta-feira, deverá incluir a inauguração de trecho da nova ponte do Guaíba, na BR 290, em Porto Alegre. Com um investimento de cerca R$ 760 milhões, a obra, que está 95% concluída, deveria estar pronta desde 2017.

Nesta quarta-feira (09),  o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, usou o seu perfil no Instagram para comentar esta importante obra em solo gaúcho. “Última carrada de concreto asfáltico do vão central da Nova Ponte do Guaíba, que será aberta amanhã pelo presidente @JairMessiasBolsonaro. Grande trabalho da engenharia brasileira que teremos a honra de entregar após concentramos recursos, respeitando a premissa de tratar a infra como política de Estado”, postou o ministro.

A nova ponte do Guaíba tem ao todo 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada, alças e viaduto). Parte da obra, entretanto, segue sem conclusão, apesar dos esforços para entregar obra que vai interligar os eixos Norte e Sul da rodovia BR 116 e BR 290. Por conta da pandemia, o Governo Federal não conseguiu finalizar, ainda em 2020, o processo de reassentamento das mais de 500 famílias que vivem na região da Vila Areia e Tio Zeca, locais onde as alças de acesso permanecem sem ligação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente. A obra deve ampliar a interligação da região metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado, ligando também os demais estados do país ao porto de Rio Grande. Com a conclusão da obra, a passagem de embarcações não impedirá mais o tráfego de veículos, como acontece hoje em dia na ponte atual, quando é necessário acionar o sistema de elevação do vão móvel da ponte, o que prejudica a fluidez do trânsito e causa congestionamento.

*Com informações do Correio do Povo – Edição Portal ClicR