A jovem Thaissy Balczarek, de 25 anos, com 1,65 metro de altura, olhos verdes e cabelos loiros foi escolhida na noite deste domingo (10) como primeira princesa da corte que vai representar a 37ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, este ano. A beldade é filha Janete Inês Balczarek e Paulo Rogério Balczarek, reside e trabalha em Santa Cruz do Sul, mas é natural de Dom Feliciano, na região Centro Sul do RS. Ela é formada em direito e atua como advogada.
No concurso que aconteceu no ginásio poliesportivo de Santa Cruz do Sul concorreram 12 candidatas. A faixa de rainha ficou com a belíssima Daniele Andressa Müller, 24 anos, com 1,74 metro de altura, olhos verdes e cabelos loiros. Completa a corte a jovem Estéfani Aline Wegmann, de 25 anos, com 1,64 metro de altura, olhos verdes e cabelos loiros escuros.
O concurso contou com desfiles em duplas, individuais e coletivos das candidatas. Seguindo a tradição da festa alemã as candidatas também foram avaliadas nos quesitos coreográfico de bandinhas e danças folclóricas. Além da conquista das faixas as novas soberanas receberam premiações em dinheiro. Foram R$ 10 mil para a rainha e R$ 5 mil para cada uma das princesas.
A 37ª Oktoberfest, que ocorre de 6 a 9, de 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro em Santa Cruz do Sul. A partir de agora a nova corte ficarão responsáveis pela divulgação do evento e devem participar de diversas.
Os vestidos
Cada um dos vestidos usados pelas 12 concorrentes no concurso que elegeu a corte da 37ª Oktoberfest foi projetado para representar um significado todo especial.
O vestido usado pela rainha eleita, Daniele Muller representava a materialização de um sonho, que de fato ocorreu para a jovem que o vestia. A peça foi confeccionada pensando em manifestar a essência da candidata. Na delicadeza das mangas de tule branco, estavam bordados símbolos e palavras visando definir Daniele. Entre as inscrições constava Família, Determinação e uma folha de tabaco em referência a grande fonte econômica do município.
O traje da candidata Thaissy fez alusão a uma das principais características da cultura alemã: a pontualidade. Uma das inspirações para o vestido foram os relógios-cuco, que surgiram na Alemanha, na Floresta Negra, por volta do século XVII. É lá que se encontra o famoso Museu dos Relógios. Suas cores, marrom e nude, remetiam às cores dos tradicionais relógios-cuco e da região onde foram criados.
As vestes de Aline nas cores fúcsia e roxo predominantemente foram confeccionadas para representar a vitalidade e a alegria da Oktoberfest. São também cores de grande expressão feminina, além de remeterem a beleza das flores na primavera, alusivo a estação do ano na qual a Festa da Alegria acontece.