22.1 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 7, 2024

Profissionais da educação participam de formação continuada sobre autismo

Na última quarta-feira (13) aconteceu, no município de Cerro Grande do Sul, a formação continuada de profissionais da educação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorreu na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortaleza e reuniu cerca de 120 pessoas.

Estiveram presentes no local profissionais da educação, professores, equipes do apoio pedagógico, monitores escolares, enfermeiros, psicólogos, bem como toda a rede de apoio multidisciplinar.

Na ocasião, a Coordenadora Municipal de Educação, Andréa Zenker, apresentou dados preocupantes sobre o crescente número de alunos com diagnóstico de autismo no município, afirmando que houve um aumento da incidência neste momento de pós-pandemia de Covid-19.

“A gente precisa ter um conhecimento mais profundo sobre esse tema tão importante. Hoje, na rede municipal, nós temos 21 casos com diagnóstico de autismo, onde seis casos estão na educação infantil. Há 17 suspeitas em processo de averiguação, e dessas, sete são da educação infantil”, disse Andréa.

O enfermeiro Jônatas Claro, que atua no Projeto Saúde na Escola, mencionou que existem na região pessoas com autismo que ainda não ingressaram em instituições de ensino, o que eleva o número de casos. “Há casos que a gente sabe que ainda não chegaram na escola, então a gente tem uma estimativa de números que não são bons. Chego a dizer que é epidêmico, talvez”, mencionou.

Segundo a Secretária da Educação e Cultura, Carina Pacheco, este cenário exige profissionais capacitados para melhor instruírem os estudantes. “Se faz necessário investimento em formação continuada de profissionais da educação com vista a auxiliar da melhor forma possível no desenvolvimento dos nossos alunos”, disse Carina.

A Secretária acrescentou que “proporcionar momentos de formação e encontros para traçar objetivos e compartilhar experiências é necessário frente à complexidade e desafios encontrados no ambiente escolar”.

A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em parceria com a Prefeitura Municipal, devido ao recente aumento de casos no município.

RELACIONADAS