O Programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está com inscrições abertas, até 31 de maio, para 375 bolsas de estudo. São 175 vagas para alunos regularmente matriculados no segundo ano e 200 para alunos do terceiro ano do ensino médio.
Os jovens interessados em concorrer à bolsa deverão atender às seguintes condições: estar matriculado(a) no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou inscrito(a)/matriculado(a) em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado, entre outros, na pedagogia de alternância; ter entre 15 e 29 anos; possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa; e possuir baixa renda bruta familiar. As inscrições devem ser feitas pelo site www.bolsajuventuderural.com, mediante preenchimento dos formulários e envio de documentos solicitados no edital.
O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência dos jovens no ensino médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares. O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de 10 meses.
Aviso de disponibilização – Diário Oficial do Estado (.pdf 59,43 KBytes)
Edital – Aviso de Disponibilização de Bolsas Juventude Rural – 2019 (.pdf 234,25 KBytes)
Anexos do edital em Word – Bolsa Juventude Rural 2019 (.doc 108,50 KBytes)
Manual para utilização do site do Programa (.pdf 894,56 KBytes)