19.2 C
Cerro Grande do Sul
domingo, dezembro 8, 2024

Projeto entrega casas na Chácara Velha e na Bandeirinha

Fonte: Ascom Pref. Mun. Camaquã
Na manhã desta quinta-feira, 1, o prefeito Ivo de Lima Ferreira participou da entrega das primeiras casas do projeto Procurando Novos Caminhos com Sustentabilidade Econômica e Social em Camaquã. A entrega ocorreu nas localidades Chácara Velha e Bandeirinha.
Este projeto social tem como principal objetivo a permanência das famílias na área rural, e possui metas distintas como a construção de casas de moradia, banheiros com estrutura de saneamento básico e conhecimento para a produção de alimentos saudáveis. A iniciativa promove o desenvolvimento rural sustentável mediante processos educativos e participativos, visando o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo melhoria da qualidade de vida da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, incentivando a permanência das famílias na área rural com o aprimoramento da produção para subsistência.
A responsabilidade técnica deste trabalho é das servidoras Silmery Flores e Mônica Pereira, com a parceria dos representantes da Emater Charlise Nunes e André Luiz Conceição e o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário.
O projeto foi financiado pela empresa Transmissora Sul Litorânea de Energia SA – TSLE, responsável pela execução das linhas de transmissão do parque eólico, através do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a empresa e o Município de Camaquã. A empresa financiou junto ao BNDES para instalação dessas linhas de transmissão e deveria apresentar projetos de compensação ambiental junto àquele órgão.
O valor de R$1.022.000,00, serão atendidas 160 famílias já previamente selecionadas pela equipe técnica, famílias estas que são oriundas do Cadastro Único do Programa Bolsa Família. Dentre as ações deste projeto está a construção de cinco unidades habitacionais, 60 banheiros na zona rural, kits irrigação, kits para horta, cisternas, sementes e mudas, além de oficinas de educação ambiental e reciclagem, dentre elas, de reaproveitamento de paletes e pets para construção de móveis que serão doados a estas famílias que receberão as unidades habitacionais, e que neste momento encontram-se em situação de extrema pobreza.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS