Estudantes do sétimo, oitavo e nono ano da escola estadual Miguel Nunes Rebello, em Tapes, assistiram, na terça-feira (19), a uma palestra ministrada pelo tenente Luís Veríssimo da Rosa, comandante do pelotão da Brigada Militar de Tapes e pelo sargento Cruz. O tema abordado tratou da conduta dos jovens e adolescentes na sociedade, incluindo a problematização das drogas e suas consequências.
O evento promovido na escola é uma iniciativa da direção e equipe pedagógica da instituição de ensino e integra um projeto que visa a proteção dos jovens. A ideia é trabalhar com a prevenção contra as drogas e demais influências externas que possam conduzir às práticas ilícitas e perigosas.
A diretora Fernanda Porto Becker explica que o trabalho vem sendo desenvolvido em função da demanda que surge na escola e que foi evidenciada no pós-pandemia.
“Chegamos a um consenso que algo deveria e poderia ser feito para alertar, informar e prevenir estes jovens, uma vez que tem se visto uma incidência grande de menores no crime, principalmente envolvidos com drogas”, comenta a diretora.
Além da palestra o evento contou com um momento de troca de ideias quando os estudantes puderam fazer perguntas aos policiais e tirar suas dúvidas sobre questões relacionadas ao tema.
O projeto segue na escola com a participação de outras entidades que seguirão abordando o assunto das mais variadas formas. Os eventos devem ocorrer duas vezes ao mês em formato de círculos de convivências.
Uma nova ação está programada com a participação de uma psicóloga ligada a secretaria municipal de Assistência Social. Na sequência devem ser convidados a participar outros profissionais ligados ao Ministério Público, Conselho Tutelar, CRES (Conselho Regional de Serviço Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e também da secretaria municipal de Saúde, quando serão transmitidas orientações sobre os danos à saúde causados pelas drogas.