Projeto escolar alerta jovens sobre o perigo das drogas em Tapes

Educadores trabalham com a prevenção por meio de orientação

Estudantes do sétimo, oitavo e nono ano da escola estadual Miguel Nunes Rebello, em Tapes, assistiram, na terça-feira (19), a uma palestra ministrada pelo tenente Luís Veríssimo da Rosa, comandante do pelotão da Brigada Militar de Tapes e pelo sargento Cruz. O tema abordado tratou da conduta dos jovens e adolescentes na sociedade, incluindo a problematização das drogas e suas consequências.

O evento promovido na escola é uma iniciativa da direção e equipe pedagógica da instituição de ensino e integra um projeto que visa a proteção dos jovens. A ideia é trabalhar com a prevenção contra as drogas e demais influências externas que possam conduzir às práticas ilícitas e perigosas.

A diretora Fernanda Porto Becker explica que o trabalho vem sendo desenvolvido em função da demanda que surge na escola e que foi evidenciada no pós-pandemia.

“Chegamos a um consenso que algo deveria e poderia ser feito para alertar, informar e prevenir estes jovens, uma vez que tem se visto uma incidência grande de menores no crime, principalmente envolvidos com drogas”, comenta a diretora.

Além da palestra o evento contou com um momento de troca de ideias quando os estudantes puderam fazer perguntas aos policiais e tirar suas dúvidas sobre questões relacionadas ao tema.

O projeto segue na escola com a participação de outras entidades que seguirão abordando o assunto das mais variadas formas. Os eventos devem ocorrer duas vezes ao mês em formato de círculos de convivências.

Uma nova ação está programada com a participação de uma psicóloga ligada a secretaria municipal de Assistência Social. Na sequência devem ser convidados a participar outros profissionais ligados ao Ministério Público, Conselho Tutelar, CRES (Conselho Regional de Serviço Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e também da secretaria municipal de Saúde, quando serão transmitidas orientações sobre os danos à saúde causados pelas drogas.

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...