Nesta segunda-feira, 04 de outubro, a administração municipal de Tapes iniciou a implementação de um projeto experimental desenvolvido pela secretaria municipal do Meio Ambiente que visa substituir o uso de tração animal nas carroças que fazem o recolhimento dos resíduos sólidos urbanos na cidade.

No ato o prefeito municipal Luiz Carlos Coutinho Garcez entregou para a Cooperativa Mista de Carroceiros e Recicladores de Tapes – COOPERCARE um microtrator, apelidado pelos idealizadores do projeto de “cavalo mecânico” o qual segue acoplado a uma carroça que anteriormente era puxada por cavalos.

Foto: Sec. Mun. Meio Ambiente – Tapes

O sistema deve passar por uma fase de testes em que todos os cooperado poderão operar o equipamento durante a coleta dos materiais como forma de adaptação à nova técnica e com intuito de avaliar o desempenho do trabalho.

O planejamento do governo municipal é que, se aprovado o novo modelo, os animais utilizados atualmente pela COOPERCARE para puxar as carroças sejam gradativamente substituídos pelos “cavalos mecânicos”. Os idealizadores do projeto entendem que desta forma serão mantidos emprego e renda de todos os cooperados, proporcionando a eles uma melhor qualidade nos serviços prestados à comunidade tapense, além de garantir a proteção aos animais.

A primeira avaliação dos carroceiros tem sido positiva à mudança, conforme depoimentos de alguns deles no ato da entrega do “cavalo mecânico”, considerando a praticidade de manuseio do veículo, a agilidade nos deslocamentos e a dispensa do tempo de cuidados com o animal.

O microtrator foi adquirido pelo valor de R$ 18.950,00 oriundo do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (FUMPEMA), mediante aprovação dos membros do Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPEMA).

A secretária municipal do Meio Ambiente, Veridiana Rodel Viegas explicou que por ser um projeto piloto não há um prazo estipulado para sua conclusão, o que vai depender da adaptação dos cooperados e da busca de recursos para investimentos. Ela revelou que há um trabalho neste sentido junto a FUNASA e também o estudo da possibilidade de utilização de verbas dos cofres públicos municipais.

A COOPERCARE conta com 17 carroceiros e 15 recicladores, sendo ao todo 34 famílias envolvidas com a atividade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos domésticos.

Com informações de Ascom Pref. Mun. Tapes