A Escola Municipal Dom Pedro II localizada em Mato da Justa no interior do município, mesmo diante das dificuldades que a Pandemia tem imposto no que se refere ao ensino aos estudantes, tem mantido um grande interesse dos alunos através de projetos desenvolvidos por seus professores. As aulas presenciais não estão permitidas, então a direção da escola decidiu reinventar e através de um perfil no facebook tem desenvolvido vários projetos além de estar promovendo uma conexão mais direta com a comunidade escolar.
O projeto “Maratona de Leitura” está sendo desenvolvido e criado especialmente para os baixinhos que adoram uma historinha contada pelos seus professores e devido a pandemia não estão tendo esta oportunidade, com isso, a professora Marilis Lanzarini criou este projeto e está proporcionando momentos de contação de histórias em diversos formatos, como vídeos animados gravados e editados por ela mesma ou por professores convidados para participarem do seu projeto.
Os vídeos são enviados nos grupos de WhatsApp das turmas. As histórias também serão disponibilizadas de forma impressa para os alunos que não possuem acesso à internet, para que possam explorar mais a leitura junto família e não perderem a participação na atividade.
De acordo com Marilis, um dos principais objetivos do projeto é o de promover o gosto pela leitura.
O projeto “É Tempo de Cuidar”, desenvolvido pela professora Rafaela Oliveira tem contribuído para promover a saúde mental das pessoas que fazem parte da comunidade escolar, buscando incentivar os cuidados individuais através de vídeos motivacionais, bate papos via whatsapp, reuniões on-line pelo aplicativo meet, com profissionais de diversas áreas e docentes envolvidos no projeto.
Uma das primeiras atividades foi o desenvolvimento do grupo de whatsapp “Comunidade Dom Pedro II”, que conta com a participação de pais, alunos e profissionais da escola. Em um bate papo com Vanja Ca Michel (atriz, diretora, produtora cultural e professora de teatro) e Doutor Daniel Ayres D´Ávila (psiquiatra) houve muita interação no grupo, com perguntas de alunos e pais de alunos relacionadas à pandemia, adolescência, medo, angústias, ansiedade, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, incentivo aos estudos e muitos outros temas.
Um dos objetivos de Rafaela com seu projeto é conseguir a doação de máscaras para serem distribuídas aos alunos e o objetivo foi alcançado, a Agência do Banrisul da cidade se engajou e fez a doação de 300 máscaras.
Informações extraídas do perfil da Escola Dom Pedro II no facebook