Projetos de estruturação social e produtiva valorizam e incentivam famílias rurais

Famílias são assistidas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar

Famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, na faixa de extrema pobreza, são uma realidade no meio rural e muitas vezes este público acaba por viver à margem da sociedade e até mesmo da comunidade local. A Emater/RS-Ascar vem atuando na aplicação de ações e políticas públicas que valorizam essas famílias e incentivam elas a adotarem melhores práticas de produção, visando principalmente a segurança e soberania alimentar e o incremento na renda.

Uma das políticas públicas que vem desempenhando um importante papel no combate à extrema pobreza e na criação de oportunidades para famílias rurais em situação de vulnerabilidade em Cristal é o Programa de Fomento às atividades Produtivas Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que é executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

No município, estão sendo contempladas pelo programa 28 famílias, dentre agricultores familiares, indígenas e quilombolas. O trabalho começou pelo diagnóstico com cada família para identificação da situação, dificuldades, potencialidades e objetivos, seguido da elaboração de um projeto por unidade produtiva familiar, buscando respeitar os aspectos culturais e econômicos envolvidos, no que tange à organização do trabalho familiar e a dinamicidade das suas redes societárias de cooperação para a produção (agrícola e não agrícola).

Os projetos contemplam também as demandas de todos os membros da unidade produtiva, incluindo mulheres, jovens e idosos. O acompanhamento do projeto conta com visitas técnicas e atividades coletivas (dias de campo, cursos, oficinas e reuniões). Além da elaboração de um projeto e da assistência técnica, um dos principais incentivos é a disponibilização de recurso a fundo perdido no valor de R$ 2.400,00 por família, que possibilita a compra dos materiais necessários.

Os projetos podem ser simples, envolvendo atividades agrícolas (criação de pequenos animais, cultivo de hortas e etc.) ou não agrícolas (artesanato, salão de beleza, produção de polpas, ateliê de costura e etc.), ou combinados, somando mais de uma atividade (horticultura e panificação, por exemplo). Dos 28 projetos simples ou combinados desenvolvidos em Cristal a maioria escolhida tem como tema avicultura colonial, horticultura, fruticultura e panificação, mas também foram pedidos benefícios para o investimento em saneamento básico, artesanato/costura, apicultura e suinocultura.

 A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar em Cristal Noêmia Richter comenta que dentre os muitos resultados inspiradores está o alcançado pelo casal Mariluz Lopes e Laércio Alves. Eles têm uma propriedade de dois hectares e decidiram tecnificar e ampliar a produção de olerícolas, investindo o recurso na compra de um tratorito motocultivador. Com o equipamento ele conseguiu diminuir a penosidade do trabalho, ampliar significativamente a produção para comercialização local e ainda para venda aos programas institucionais Pnae e PAA.

Outras famílias também obtiveram resultados significativos por meio do Programa Fomento, com a ampliação ou diversificação da produção de alimentos e das atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, avançando assim na superação da situação de pobreza. Além disso, a melhoria da autoestima das famílias e o protagonismo de jovens e mulheres são importantes resultados alcançados.

Este trabalho vem sendo constantemente construído e aprimorado por meio da atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERs), poder público, produtores e comunidades, na busca por alternativas de produção e melhoria da qualidade de vida. 

Para saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater/RS-Ascar pode oferecer, basta entrar em contato com o escritório municipal mais próximo.

Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar – Carine Massierer

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...