Os próximos dias devem continuar chuvosos e a temperatura vai cair no Rio Grande do Sul, segundo as previsões dos institutos de meteorologia. A instabilidade vai atingir também os estados de Santa Catarina e Paraná com o alerta de chuva bastante volumosa na próxima semana.
Na Costa Doce gaúcha a chuva ainda predomina neste sábado (28) e segue mais fraca no domingo (29) quando a chegada de uma massa de ar seco e frio no Estado vai fazer a temperatura despencar. Na segunda (30) e na terça (01) o tempo fica firme e o frio se intensifica. Em algumas regiões existe a possibilidade de geadas.
Já na quarta-feira (02) o tempo começa a mudar. O dia que inicia com sol entre nuvens vai enfarruscar e já no final da tarde a chuva pode estar de volta na região. A quinta (03) e a sexta (04) devem ser de instabilidade e chuva novamente.
Paraná e Santa Catarina
Entre quarta e quinta-feira da semana que vem, a instabilidade deve se reforçar muito sobre os estados do Paraná e Santa Catarina com chuva muito abundante e com elevados volumes em um grande número de municípios, não se descartando mesmo temporais em alguns pontos pela acentuada instabilidade. A metade Norte do RS também deve ser afetada pelas fortes chuvas.
Mapas meteorológicos mostram acumulados acima de 100 mm em muitas áreas e volumes que em alguns pontos podem se aproximar ou passar dos 200 mm, ou seja, alguns pontos podem ter o equivalente a dois meses de precipitação em apenas dez dias.
Por que tanta chuva?
Uma massa de ar frio vai avançar para o Sul do Brasil no começo da semana, entretanto não vai conseguir progredir muito para Norte, diferentemente da onda polar da última semana que levou o ar frio a 17 estados e o Distrito Federal. A grande massa de ar seco que cobre o Brasil Central vai bloquear a progressão do ar frio e o efeito será muita chuva no Sul do país.
Com informações de MetSul Meteorologia