A gigante de San Diego apresentou o Snapdragon 7+ Gen 2, um novo SoC Premium mid-range que possui uma configuração de alto desempenho e que está se destacando como uma das melhores opções em sua categoria . Como você deve ter imaginado, é o sucessor do Snapdragon 7 Gen 1.
Começamos por dar uma vista de olhos ao CPU, e vemos que o Snapdragon 7+ Gen 2 vem com um processador de oito núcleos dividido num total de três blocos . O primeiro bloco possui um núcleo Cortex-X2 de alto desempenho rodando a 2.65 GHz, o segundo bloco tem três núcleos Cortex-A675 rodando em 2,40 GHz e o terceiro bloco tem quatro núcleos Cortex-A500 de alta eficiência a 1,8 GHz.
Passando para a GPU, o Snapdragon 7+ Gen 2 vem com uma poderosa GPU Adreno especializada em jogos que suporta tecnologias avançadas, como renderização volumétrica, shader de taxa variável e o Adreno Frame Motion Engine. De acordo com a Qualcomm, podemos esperar uma melhoria de desempenho no nível da CPU de 40% em comparação com o Snapdragon 7 Gen 1 e o dobro do desempenho no nível da GPU. A melhoria em termos de eficiência é mais discreta, podendo atingir % em determinados cenários.
Se falamos de desempenho sustentado, o Snapdragon 7+ Gen 2 seria capaz de oferecer 65% mais desempenho no GFXBench Manhattan 3.0. baixa resolução 1080p, de acordo com a Qualcomm. O desempenho da inteligência artificial também dobrou, e a eficiência nesse sentido é um 500% maior em comparação com a geração anterior.
Em relação ao restante das chaves, o Snapdragon 7+ Gen 2 vem com um ISP de 40 bits, suporta sensores de até 281 MP, suporta “super-resolução de vídeo”, suporta gravação 4K com HDR e suporta tecnologias avançadas de fotografia com pouca luz. Ele vem com um modem Snapdragon X65 5G, suporta Wi-Fi 6E e aptX Lossless Audio. A Qualcomm também incluiu o Trust Management Engine para melhorar a segurança.
Os smartphones que irão utilizar este novo SoC irão enquadrar-se na categoria premium de gama média, pelo que o seu preço será elevado. Ainda não temos números específicos, mas provavelmente estarão entre
e 630 euros, dependendo do fabricante e das especificações específicas de cada terminal. Este é um detalhe importante, pois no final poderá em alguns casos ficar muito próximo de modelos topo de gama que estarão um degrau acima em termos de prestações.
O Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 2, especificações e entrada de chaves foi publicado pela primeira vez no CLICR.