25.6 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 1, 2024

Quarta-feira foi dia de conhecimento na Academia da Saúde em Sertão Santana

Na manhã desta quarta-feira (09/03), o Grupo de Saúde “Hiperdia do ESF” que participa das atividades na Academia da Saúde conduzida pelo Doutor Jheyme Sartori, acompanhando da enfermeira Larissa Bayer, da Técnica em Enfermagem Heide Korzeniewski Medeiros e pela Educadora Física Josi Kologeski.

Na ocasião foi explicado de uma forma interativa assuntos como: Coração, arritmia e problemas cardíacos. 

Segundo o Doutor Jheyme, o grupo que ficou praticamente um ano e meio desativado por conta da pandemia, perguntava quando que iria retornar as atividades.

“Conseguimos colocar na prática o que se explica no consultório, de um modo mais descontraído, onde a gente conversa e interage…” explicou o Doutor ressaltando que todos que estavam presente na manhã desta quarta-feira realizam consultas com ele.

Nesta manhã o grupo aprendeu sobre o funcionamento do coração, e também, foi explicado na prática sobre a respiração cardiorrespiratória, (ressuscitação) pois muitas pessoas não sabem o modo correto de proceder.

Doutor Jheyme Sartori explicado na prática sobre a respiração cardiorrespiratória (ressuscitação)

 

De um modo resumido o grupo esteve aprendendo o seguinte:

A ressuscitação cardiopulmonar, também chamada de reanimação cardiorrespiratória, combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro até que haja atendimento médico.

Também foi explicado e mostrado na prática a “manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

“Apesar dos participantes terem uma idade avançada, pode acontecer de precisar usar esta pratica em casa, e importante também eles passarem este conhecimento para os mais novos, e de uma forma interativa e descontraída dá para brincar com os netos sobre primeiros socorros, e ao mesmo tempo está ensinando” destacou Jheyme

Integrantes do grupo adquirem conhecimentos que podem salvar vidas

O grupo era hiperdia, de hipertensos e diabéticos, e quando o ESF (Estratégia Saúde da Família) assumiu, o grupo foi transformado em grupo de Saúde, com o objetivo de englobar a toda população e não somente hipertensos e diabéticos, dessa forma o espaço fica aberto para todos que querem participar e aprender.

Além do grupo da Saúde, tem grupo de ginásticas e de outras atividades, quem tiver interesse em participar só ir ao local e se informar.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS