O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reunirá com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, nesta quinta-feira (17), para debater a respeito da flexibilização do estado de emergência sanitária no país, devido à pandemia de covid-19. O ministro da Saúde já conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e, na terça-feira (15), se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Na ocasião, o presidente do Senado utilizou suas redes sociais para afirmar que recebeu o ministro da Saúde e que este “apresentou dados referentes à pandemia da covid-19, como o número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos. No encontro, o ministro falou da possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária”. Ainda, Pacheco comentou que se preocupa com a nova onda do vírus que, nos últimos dias, tem sido percebida na China, entretanto, está comprometido a levar o assunto aos líderes do Senado para que o mesmo seja discutido.
Uma vez que o status da pandemia seja alterado para endemia, a covid-19 deixa de ser vista como uma emergência de saúde. A Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) foi decretada em 2020, por meio da portaria nº 188, divulgada no Diário Oficial da União.