18.2 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 21, 2024

Raças raras de cachorros que talvez você não conheça

Você sabia que existem diversas raças raras de cachorros pelo mundo? Algumas são bem antigas, outras são mais novas e algumas não existem mais. São diversos tipos de cachorros diferentes do que conhecemos e cada raça possui uma característica diferente, como seis dedos nas patas, ausência de pelos e nariz repartido ao meio.

Confira abaixo as algumas raças raras de cachorros que você talvez não conheça:

1- Azawakh

Este simpático cão foi originado em Mali e é comum na África, mas extremamente raro em todos os outros países. Seu corpo esbelto proporciona muita agilidade, por isso é utilizado para caçar gazelas e outros animais no deserto africado, inclusive javalis!
Como pet, o cão da raça Azawakh é muito gentil, afetuoso e protetor.

 

2- Catahoula – Cão Leopardo

Considerada a raça oficial do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, esta raça vem de uma mistura de diversas raças e o nome popular foi escolhido devido à sua pelagem, com várias cores e muitas manchas. Os cães Catahoula são mais antigos e passaram por algumas dificuldades para poder sobreviver e se alimentarem de outros animais em tempos passados, condição esta que fez com que eles criassem habilidades únicas como: escalar árvores (mesmo as mais altas), nadar e caçar texugos selvagens, atividade esta considerada bem difícil e rara!

 

3- Lundehund e Dingo Americano

Cães destas duas raças são fisicamente parecidos e com características mais selvagens, remetendo aos lobos e à origem dos caninos.

Lundehund tem como origem a Noruega e é considerado de uma das raças mais raras do mundo devido às suas super habilidades! Ele possui seis dedos em cada pata, o que o torna mais poderoso para caçadas. Antigamente, ele era utilizado para caçar papagaios-do-mar, justamente por sua habilidade e também por ter uma ótima audição e também ser capaz de virar a cabeça para trás completamente, até encostá-la nas costas!

Já o Dingo Americano é a espécie canina mais antiga da América do Norte! Ele aparece em alguns desenhos rupestres feitos em pedra por americanos nativos e até hoje ainda apresenta alguns comportamentos selvagens, mesmo sendo domesticado.

4- Mudi

Cão pastor e caçador, o Mudi tem origem húngara e é caracterizado por ter pelos grossos e encaracolados e a cara achatada. Ele é bem parecido com o Border Collie por suas habilidades, versatilidade e atitudes enérgicas e vem sendo cada vez mais apreciado pelas pessoas, deixando cada vez mais de ser uma raça desconhecida ou rara.

5- Mastiff Napolitano e Mastiff Tibetano

Na família do Mastiff temos dois exemplares de raças raras e curiosas! Saiba mais sobre o Mastiff Napolitano e o Tibetano:

Este cão gigante é o Mastiff Napolitano e ele tem uma história interessante: começou a ser criado para combate na época dos romanos, inclusive vestia armadura e lâminas afiadas para enfrentar os cavalos dos inimigos! Eles enfrentaram a Segunda Guerra Mundial, mas quase se tornou uma raça extinta. Até que um pinto italiano criou um canil só para proteger a raça e cruzou com Mastiffs Ingleses para diversificar a linhagem.
A raça “voltou” com tudo e se tornou muito admirada, mesmo sendo rara. Você já deve ter visto um famoso cachorro Mastiff Napolitano no filme Harry Potter, o Canino – cão do personagem Hagrid.

Já o Mastiff Tibetano é outro gigante e destemido. Originalmente foi criado para fazer a guarda de rebanhos e também proteger famílias e até vilas inteiras. Ele é raro e muito valioso e sua aparência lembra o Chow Chow. É considerada a raça mais cara do mundo: um filhote exemplar de Mastiff Tibetano foi vendido há pouco tempo China por quase 4 milhões de reais!

 

6- Peruvian Inca Orchid e Xoloitzcuintli

Estas duas raças são igualmente curiosas: são cães sem ou com pouquíssimos pelos pelo corpo.

Inca Orchid e mais conhecido como o Cão Pelado Peruano, pois é o único cão reconhecido como nativo do Peru e é considerado patrimônio nacional.
Não se sabe exatamente como ele surgiu e a raça é bem diversificada, pois apresenta cães em diversos portes, do pequeno ao grande.
Sua principal característica é a ausência de pelos, apesar de alguns exemplares acabarem apresentando focos de pelos na cabeça, nas extremidades e também na cauda. O Cão Pelado do Peru não é tão raro, mas ainda não é popular também, por ser tão único em sua aparência, além de cuidados específicos com a saúde.

Já o Xoloitzcuintli é popularmente conhecido como o Pelado Mexicano. Desprovido de pelo assim como o Cão Pelado do Peru, ele é popular em seu país de origem, embora também esteja se tornando mais conhecido em outras nações da América do Sul e Central. Este nome estranho surgiu, pois, antigamente, era admirado e considerado um representante do deus Xolotl (de quem herdou o nome original) – aquele que tinha a missão de guiar as almas dos mortos. É um cão sensível a temperaturas extremas e é uma ótima companhia como pet, ótimo para apartamento, late pouco e é muito dócil. 

 

7- Salish Wool Dog

Este cãozinho está extinto. Originário das regiões norte-americanas de Washington e da Colúmbia Britânica, o Salish Wool Dog é muito raro! Uma curiosidade da raça é que por possuir pelo geralmente branco e longo, os cães eram tratados como ovelhas, ou seja, os nativos cortavam seus pelos como se fosse lã e utilizavam para tecer cobertores para os dias frios.

8- Fila Brasileiro

Temos um exemplar das nossas terras que também é considerada uma raça rara. O Fila Brasileiro é uma mistura de cães pastores, Mastiffs, Bulldogs e Bloodhounds que foram trazidos por colonizadores portugueses ao Brasil.
Os cães eram usados para pastorear gado, proteger residências, caçar jaguares e outros felinos, além de trabalhar como ajudantes de policiais, por possuírem muita agilidade e olfato aguçado, ótimo para seguir longas trilhas e depois voltar. Na época da colonização no país, eles eram usados para encontrar escravos que fugiam e se escondiam nas matas.

 

9- Cão Cantor de Nova Guiné

Este simpático cachorro é originário da ilha de Nova Guiné e por muito tempo esta raça morou neste local, antes de começar a ser extinta. É um cão de porte médio e pelagem curta, com características visuais que lembram uma raposa e um lobo. Seu comportamento é selvagem, mas com paciência pode ser “adestrado” e conviver com pessoas tranquilamente.
As maiores curiosidades sobre o Cão Cantor de Nova Guiné são sua voz (ele faz uma vocalização que lembra um uivo e parece que está cantando) e flexibilidade (ele é capaz de passar por quase qualquer espaço).

 

10- Rhodesian Ridgeback e Ridgeback Tailandês

Ambas estas raças são da mesma família, a Ridgeback. Um é da Rodésia e outro da Tailândia.

São conhecidos também como Leão da Rodésia e Leão da Tailândia. O nome “ridgeback” vem da característica mais marcante destas raças: uma faixa de pelos invertida nas costas.

Curiosamente, devem ser raças muito antigas, pois este tipo de cão foi encontrado em pinturas rupestres de até 5 milhões de anos atrás. Cães desta raça são conhecidos por serem ótimos em caças e pastores.

 

11- Pachon Navarro e Catalburun

Estas duas raças são igualmente raras por uma única característica em comum: o formato do nariz. Cães das raças Pachon Navarro e Catalburun são facilmente reconhecíveis por possuírem o focinho claramente dividido ao meio, divisão esta que atravessa o rosto inteiro.

12- Schipperke

Estes cães podem até parecer simpáticos, mas sua origem não diz isto. Originários da Europa, se tornaram mais conhecidos e populares na Bélgica, e de lá foram levados a outros países durante os anos 20 e 30. Eram conhecidos como “diabos belgas”. Segundo historiadores, os primeiros vestígios da raça podem ser encontrados numa crônica do século XV, que se refere a um pequeno cão preto, com cauda “escondida”, flamenco e que seria a encarnação do diabo.
Este “carinhoso” apelido se dá pelo fato de o Schipperke ser um cão bastante apegado aos donos, não sendo assim de forma alguma, recomendado deixá-los por longos períodos sem supervisão. É um cão ágil, curioso e ativo, também com gênio forte.

13- Bedlington Terrier

Pela aparência, o cão desta raça é bastante fofo e delicado, lembrando uma ovelha quando está com pelos longos. Este cão possui as costas com pelagem mais escura e pontas dos fios claras. Sua aparência é bastante curiosa e por isso é considerada de raça rara, pois não se vê sempre por aí. Apesar da graciosidade na aparência, com relação a comportamento, o Bedlington Terrier é conhecido por ser bastante teimoso e latir muito. 

14- Czechoslovakian Wolfdog – Cão Lobo

Conhecido como Cão lobo Tchecoslovaco, o cão desta raça recebe o nome justamente por ter uma próxima relação com lobos. É considerada relativamente nova e nasceu de tentativas realizadas na antiga Tchecoslováquia (Atual República Tcheca e Eslováquia) quando criadores cruzaram um pastor-alemão com uma loba da cordilheira dos Cárpatos.
Possui aparência de lobo e características marcantes, quanto ao temperamento, quando em convívio com pessoas e outros cães, pode ser uma ótima companhia!

15- Kooikerhondje

O Kooikerhondje é um velho cão de raça rara que se originou a partir da Holanda no século XVI, ou possivelmente mais cedo. Passou por alguns momentos em que poderia ser extinto, mas criadores cuidaram para que isto não acontecesse.
É uma raça muito antiga da Europa que traz admiradores até hoje.

Por: Dra. Mei Núcleo Veterinário 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS