Na tarde da última sexta-feira (06), ocorreu nas dependências da UPA 24 horas de Camaquã, a solenidade oficial da entrega da Unidade de Suporte Avançado. A unidade irá beneficiar cerca de 150 mil pessoas dos municípios de Camaquã, Arambaré, Sertão Santana, Tapes, Sentinela do Sul e Chuvisca.
Esta unidade USA havia sido desabilitada em 2014, após receber 48 apontamentos de irregularidades pelo Ministério da Saúde.
O Secretário da Saúde de Camaquã, Luciano Pereira Dias, em sua fala deixou claro que, “o suporte de Samu avançada que estamos recebendo hoje, foi um trabalho muito árduo, que junto com os servidores da saúde, reconquistamos esta Unidade de Suporte Avançado”. “Quero agradecer e muito ao prefeito Ivo e aos prefeitos da região, obrigado secretária Arita, pelo olhar diferenciado pela nossa região”, finalizou.
“Hoje podemos dizer que nossa saúde primária está em 48%, sendo que a recebemos com 11%”, foi à fala inicial do prefeito Ivo, onde também declarou, “agora estamos entregando esta unidade que irá beneficiar a região, pois quem ganha é a população”.
Por último a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, exclamou, “é um dia de celebração, um dia iluminado, este dia é o resultado do grande esforço que esta região promoveu, estamos colhendo o resultado da luta de cada um”. “Estamos aqui porque a região demonstrou que é possível achar solução quando o foco é o cidadão”, finalizou.
Também estiveram participando do ato solene, a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, prefeitos e secretários de saúde da região, além de vereadores e profissionais da saúde de Camaquã.